Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Chuva, granizo, vento e danos

O aprofundamento de uma área de baixa pressão na terça-feira foi responsável foi provocar granizo e temporais no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em Maringá no norte paranaense um grupo parceiro de caçadores de tempestade pode inclusive registrar uma supercélula sobre a cidade, mas felizmente houve apenas queda de granizo.
Em território gaúcho as pancadas de chuva chegaram fortes principalmente na área central do estado pela manhã com acumulados irregulares. Apenas pela noite a chuva ficou mais generalizada na fronteira com o Uruguai e região da Campanha com o avanço de uma frente fria, com registro de granizo na cidade de Lavras do Sul.
A frente fria manteve a formação de novas tempestades ao longo da madrugada e que ganharam bastante força no período do amanhecer. Diversos municípios tiveram queda de granizo e vendavais com a passagem sistema frontal, com destaque para a região de Santa Maria. Na área central do estado árvores caíram e foram decepadas além de residências terem sido destelhadas. Em alguns pontos os danos e relatos condizem com atividade tornádica, o que não pode ainda ser confirmada, porém o radar indicava um bow echo (tempestades avançando em arco) com rotação ciclônica sobre a região de Santa Maria.


Casas destelhadas em Santa Maria:

A chuva chegou forte em grande parte do estado, apesar dos acumulados irregulares em algumas áreas. Pelo menos 19 municípios tiveram danos com os temporais que atingiram o estado. No interior do município de Jaguari as árvores decepadas são fortes indícios da passagem de um tornado pelo local (imagem abaixo tirada por funcionários da AESUL). Outro tornado atingiu a cidade argentina de La Cruz, próxima a Itaqui, na manhã de ontem provocando destelhamentos e quedas de árvore.



Chuva nas últimas 48h :
  • 65,0mm - Canguçu
  • 61,8mm - Soledade
  • 58,6mm - Mostardas
  • 55,4mm - Jaguarão
  • 52,0mm - São Gabriel
  • 51,8mm - Bagé
  • 40,6mm - Dom Pedrito

Agora ar mais seco avança na retaguarda da frente fria proporcionando um amanhecer frio neste feriadão. As temperatura pouco sobem pela tarde, não chegando aos 20°C.


Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...