Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 14 de maio de 2013

Instabilidade apenas por mais um dia, depois frio

Os últimos dias foram de chuva, tempo instável e abafamento sobre o Rio Grande do Sul. Desde o domingo o estado registra chuva em forma de pancadas isoladas e com volumes irregulares, o que irá se repetir amanhã. No entanto o centro-norte do estado podem ter chuva forte até volumosa em pontos isolados a partir do começo da tarde de quarta-feira com o avanço de uma frente fria. O sistema frontal que traz uma forte massa de ar frio na retaguarda ainda traz chuva mais fraca e irregular a outras regiões do território gaúcho.
As máximas nesta quarta-feira no centro-sul gaúcho se darão pelo período da manhã, visto que pela tarde o vento passa a soprar de sul com rajadas na fronteira com o Uruguai e as temperaturas caem bastante no período da noite, com registro das mínimas do dia.
A massa de ar frio que avança agora em direção ao sul do Brasil provocou queda de neve na região de Ushuaia, na Patagônia argentina. As ruas da cidade do ''fim do mundo'' ficaram brancas com a acumulação de neve, no entanto a ''branquinha'' vai ficar somente por lá.
A quinta-feira vai ser gelada no Rio Grande do Sul, principalmente na fronteira com o Uruguai e região da Campanha, com mínimas entre 0°C e 5°C e máximas não passando dos 15°C com vento soprando de sul. Existe a chance de geada em grande parte das regiões citadas, o que deve ser a primeira em muitos locais.

Modelos computadorizados mostram temperaturas bem baixas em 850hPa (1500m) sobre o Uruguai na quinta-feira, o que favorece o amanhecer bastante frio.

Na sexta o amanhecer também será frio com chance de geada em grande parte do estado. Mais uma vez faz bastante frio na Campanha (entre 1°C e 6°C), enquanto a região serrana pode ter marcas negativas. No período da tarde a temperatura pode chegar até os 18°C em pontos do oeste. 

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Gustfront, WxBrasil, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...