Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Forte calor é o destaque meteorológico da semana

O mês de janeiro que se encerrou foi o mais quente desde a instalação da estação meteorológica do blog, localizada no Bairro Jardim das Hortências e instalada em 2011. A temperatura média neste mês foi de 26,8°C, superando a média de janeiro de 2012 de 26,5°C, a mais alta até então. No entanto, a chuva também ficou acima do normal neste começo de ano, num cenário de calor e pancadas de chuva que se mantém neste começo de fevereiro.
A segunda quinzena de janeiro foi marcada na região pela chuva convectiva dos finais de tarde, com a formação de nuvens devido ao calor e a alta umidade. Mesmo com a chuva irregular, a precipitação na cidade de São Gabriel superou a média da Normal 71-05 que era de 114mm, tendo chovido 142,2mm durante o mês. No município vizinho de Vila Nova do Sul as pancadas de chuva também provocaram acumulados irregulares com registro de 115mm na área monitorada pelo blog, enquanto a Normal 81-10 tem como média para janeiro 130mm.

Pancadas fortes de chuva vieram acompanhadas com vento no dia 27/01 em Vila Nova do Sul-RS:


No dia seguinte mais uma frente de rajada e chuva forte no município vilanovense. 

Mudou-se o mês mas o cenário meteorológico segue o mesmo sobre o Rio Grande do Sul, com forte calor e pancadas fortes de chuva, em principal no centro-sul do estado. A presença de uma área de alta pressão na costa e o ingresso contínuo de ar quente com o Jato de Baixos Níveis fazem um bloqueio atmosférico impedindo o avanço dos sistemas frontais, assim o ar bastante quente fica represado sobre o estado. Enquanto o RS tem forte calor, no Uruguai as chuvas e os temporais tendem a ser fortes, com elevado risco de alagamentos e inundações com volumes que podem passar dos 200mm
Na tarde de ontem a chuva caiu forte novamente em São Gabriel, devido ao ar quente e úmido que proporcionou um índice de calor de 46,7°C. Apesar da curta duração a chuva veio acompanhada de vento com rajadas de 50km/h e queda de granizo miúdo. Porém o tempo severo se deu no sul gaúcho, com danos e pessoas feridas.

Granizo que caiu em São Gabriel tinha cerca de 1cm.

Céu escureceu muito durante a tarde de ontem na Terra dos Marechais, foto de Paulo Evraham.

Enquanto em grande parte do território gaúcho tinha pancadas isoladas de chuva, no sul do estado instabilidade mais generalizada levou a ocorrência de temporais. Em Canguçu a estação meteorológica do Inmet registrou vento de 100km/h e em Pinheiro Machado uma estrutura de lona desabou ferindo 25 pessoas, no local seria realizado um festival de música nativista. Em Pelotas o vento também foi forte e a equipe Capinchocumulus de caçadores de tempestades e parceira do blog fez o registro da impressionante nuvem de tempestade.

Em Rio Grande o temporal assustou quem estava na praia do Cassino. Foto de Maurício Maciel.


O tempo pouco muda nos próximos dias sobre o Rio Grande do Sul, com calor intenso e elevado índice de calor devido a alta umidade. Na região Metropolitana e dos Vales a temperatura tende a ser mais elevada, podendo alcançar e até superar os 40°C. Já no centro-sul do estado a chance de chuva é maior, assim como o risco de temporais localizados.
Nesta tarde de segunda-feira a temperatura veio a alcançar os 37,9°C na estação meteorológica do Inmet de São Gabriel com índice de calor de 45,6°C. Durante toda a semana o índice de calor deve superar os 40°C em São Gabriel e região, porém o potencial para recordes de temperatura dependerá da cobertura de nuvens.
Previsão para os próximos dias:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, CAD, Gustfront, BCP Salto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...