Uma frente fria permaneceu estacionada sobre o RS desde terça feira da semana passada.Os maiores acumulados se deram no sábado quando houve precipitação de pedras de granizo em São Gabriel e na madrugada de domingo com o avanço de uma nova frente fria.
No entanto a instabilidade segue predominando com um cavado na Argentina que dá origem a novas áreas de instabilidade na fronteira com o Brasil.
Ontem a temperatura caiu com o avanço de ar mais frio associado a um anticlone, com contraste deste sistema com um ciclone associado a frente o final do dia foi marcado pelo vento sul que soprava com rajadas fortes.
Até amanhã o cavado ser converterá a um centro de baixa com uma frente fria associada, o sistema frontal no entanto não vai conseguir avançar para o território catarinense, ficando parado sobre o RS, onde deve provocar acumulados acima de 100 a 200mm na região de São Gabriel, Uruguaiana e Livramento.
Amanhã no entanto a températura sobe com a advenção de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis, mas o cenário fica mais crítico na noite de terça e madrugada de quarta, quando uma frente fria intensa cuzará a fronteira.Não se descarta temporais severos localizados com rajadas de vento.
Com os 67mm acumulados em São Gabriel desde quarta da semana passada, mais a previsão de acumulados extremos em que o GFS coloca 210mm para a região fica o alerta para enchente no Rio Vacacaí em São Gabriel e no Rio Santa Maria em Rosário do Sul.Não se descarta cheia também em rios afluentes dos acima citados, o que aumentaria ainda mais o volume de água e obrigaria retirada de várias famílias ribeirinhas.
Previsão para 4 dias:
Terça : Temperatura máxima de 28°C e mínima de 14°C.Acumulados de 0 a 3mm.
Quarta : Temperatura máxima de 24°C e mínima de 17°C.Acumalados de 30 a 40mm.
Quinta : Temperatura máxima de 18°C e mínima de 14°C.Acumalados de 60 a 85mm.
Sexta : Temperatura máxima de 19°C e mínima de 13°C.Acumulados de 55 a 75mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário