Os radares argentinos detectam refletividade condizente com granizo em algumas células de tormenta e nesta próxima madrugada células de tempestades também formadas na Argentina já alcançam o território do Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva que podem ser fortes.
Nesta sexta-feira o ingresso de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis em direção ao estado, proporcionou uma tarde quente e com poucas nuvens. Em Teutônia a temperatura chegou aos 34,7°C, em São Borja a estação do Inmet indicou máxima de 33,6°C, e Quaraí e Alegrete tiveram os mesmos 33,3°C. Na cidade de São Gabriel a máxima chegou aos 33,1°C na estação local do Inmet e de 32,4°C na estação do bairro Jardim das Hortências, com um aumento do ponto de orvalho ao longo do dia devido ao aporte de umidade.
A chuva pode vir volumosa a partir deste final de semana, conforme a NOAA os acumulados podem chegar aos 100mm até o dia 8, principalmente no oeste e sul do estado. Este período deve ser abafado e com registro de pancadas a qualquer momento do dia, como entre o sábado e a segunda-feira. Na terça-feira as projeções indicam o avanço de uma área de baixa pressão sobre o Uruguai e centro-sul gaúcho, trazendo maior potencial para chuva forte. Conforme a Metsul, existe chance de tempo severo mais uma vez sobre o estado, só que principalmente de forma localizada.
Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Gustfront, Ogimet, Inmet
Nenhum comentário:
Postar um comentário