O ano de 2012 terminou, porém nele uma infinidade de eventos meteorológicos marcaram na região de São Gabriel. Calor, tornado, frio histórico e chuvas intensas são apenas um resumo do que foi 2012 e o terceiro ano do Tempo e Clima SG.
13/01/2012
Tempestades pré-frontais em Vila Nova do Sul
Uma das primeiras frentes frias a passar pela região de São Gabriel em 2012, provocou chuva bastante irregular. Alguns núcleos de precipitação mais intensos se formaram de forma isolada, devido ao processo de convecção, antes da passagem do sistema frontal, provocando chuva forte e rajadas de vento.
--------------------------------------------
20/01/2012
Tornado em Santa Margarida do Sul
O ano de 2012 começou quente e úmido, com formação de tempestades isoladas, comuns no período de verão. Porém no dia 20 a instabilidade aumentou bastante com o deslocamento de uma área de menor pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo o surgimento de tempestades mais intensas e foi em uma delas, sobre o município de Santa Margarida do Sul que se formou um tornado. Com duração de cerca de 5 minutos, o vórtice do tornado provocou danos uma propriedade rural, mas não deixou feridos. Post completo aqui.
--------------------------------------------
22/01/2012
Supercélula em Vila Nova do Sul
Dois dias após o tornado o calor seguiu intenso, com registro de máximas próximas aos 40°C na região. E foi neste outro dia quente e úmido que uma tempestade apresentou características de uma supercélula sobre o município de Vila Nova do Sul. As supercélulas são nuvens de temporal que apresentam rotação na corrente de ar quente que ''alimenta'' a nuvem, tendo elas o maior potencial tornádico.Porém desta vez não houve nenhum tornado, apenas um arco-íris.
--------------------------------------------
22-23/01/2012
Convecção e calor intenso em Vila Nova do Sul
--------------------------------------------
19-21/02/2012
Mammatus e chuva de carnaval em Vila Nova do Sul
O Carnaval não fugiu a regra de um começo de ano escaldante, com registro de temperatura acima de quarenta graus no noroeste do estado. Em Vila Nova do Sul mais uma vez o calor bateu nos 39°C, possibilitando a formação de núcleos de chuva e de algumas mammatus bem definidas no céu pelo final da tarde.
No dia seguinte com o avanço de uma frente fria, acabou chovendo forte na região, após a passagem de uma frente de rajada. Mas a precipitação acumulada não chegou aos 20mm e o vento foi fraco.
--------------------------------------------
11/04/2012
Cerração em São Gabriel
No mês de abril o contraste entre as massas de ar quente e ar frio trouxe chuva ao Rio Grande do Sul, com acumulados altos após um período de seca. Típica do outono a cerração também se fez presente, devido a inversão térmica com o ingresso de ar quente em baixos níveis atmosféricos e sobre o ar mais frio em superfície.
--------------------------------------------
31/05/2012
Cirrocumulus no céu de São Gabriel
O último dia maio foi marcado mais vez o ingresso de ar frio. Após a passagem de uma frente fria o céu ficou com o aspecto de escamas de peixe, devido as nuvens cirrocumulus. Este tipo de nuvem é formada por gotas de água que super-resfriadas viram cristais de gelo muito rapidamente, aparecendo principalmente na retaguarda de um sistema frontal.
--------------------------------------------
07/06/2012
Geada negra em frio histórico
O começo de junho foi histórico no que diz respeito ao frio, uma intensa massa de ar polar foi responsável por reescrever as mínimas históricas de diversas cidades . Não bastasse somente as temperaturas muito abaixo de zero que viriam a ser registradas, o ingresso de ar frio a partir da noite do dia 6 foi responsável por um fenômeno raro, a geada negra. Ao contrário da geada branca, a geada negra ocorre com vento e temperatura muito baixa, e se dá com o congelamento interno da seiva da planta, ocasionando a morte de galhos e até mesmo de árvores. No dia seguinte a temperatura alcançou -3,9°C em São Gabriel e -5,7°C em Vila Nova do Sul, com congelamento da água dentro dos canos no interior do município vizinho.
--------------------------------------------
14/06/2012
Frente de rajada e granizo
Uma semana após a intensa onda de frio, ar quente começou a avançar em direção ao Rio Grande do Sul, o resultado foram tempestades se formando e trazendo estragos. Em São Gabriel apesar do vento de 63km/h que acompanhou uma frente de rajada, não houveram transtornos, nem com o granizo que caiu de forma isolada na cidade.
Mas em Vila Nova do Sul a chuva chegou com o granizo, provocando inclusive destelhamentos. Em alguns locais do município houve acumulação conforme relatos e as pedras caíram grandes.
--------------------------------------------
08/07/2012
Geada em Vila Nova do Sul
--------------------------------------------
10/07/2012
Cerração pós-frontal em São Gabriel
Desta vez devido a inversão térmica pós-frontal, a cerração cobriu mais uma vez a cidade, durando pouco tempo.
--------------------------------------------
07/09/2012
Nuvem-funil em Vila Nova do Sul
O feriado de Independência do Brasil comumente tem sido palco para ocorrências de tempo severo e no ano de 2012 uma nuvem-funil se formou em Vila Nova do Sul no dia mais importante da pátria. Ficando alguns minutos no céu a mesma não chegou a tocar o solo, se formando num cenário pré-frontal e com vento norte.
--------------------------------------------
06-07/10/2012
Frentes de rajada em São Gabriel
No dia seguinte, mais uma frente de rajada avançou sobre a cidade, desta vez associada a frente fria. As rajadas foram mais intensas e chegaram aos 42km/h na estação meteorológica do Jardim das Hortências.
--------------------------------------------
09-22/10/2012
Novos recordes em São Gabriel
A
temporada de tempestades, mesmo com o Pacífico em neutralidade começou e
prosseguiu intensa, estipulando inclusive novos recordes de chuva para cidades
argentinas como Rosário. Em São Gabriel no dia 9, foi registrada a maior
precipitação na cidade desde 2009 na estação local do Inmet e desde a
instalação da estação meteorológica no Jardim das Hortências ano passado
(120mm, conforme imagem abaixo). Outro fato que chamou a atenção ocorreu no dia
22, quando uma profunda área de baixa pressão atravessou o centro-sul gaúcho,
os 994hPa registrados pela estação do Inmet foram o menor registro de pressão
desde que este órgão do governo retomou o monitoramento meteorológico em São
Gabriel no ano de 2007. No Jardim das Hortências, a pressão caiu até os
993.5hPa, menor valor desde a instalação da estação meteorológica no local. Mais
informações sobre a pressão atmosférica aqui..
--------------------------------------------
22/11/2012
Supercélula em São Gabriel
Antes do avanço de uma nova frente fria o calor foi intenso, apesar da máxima ser de 37,4°C, a sensação térmica foi maior com o aporte de umidade da Amazônia a partir do vento norte. No final da tarde de forma pré-frontal uma célula de tempestade começou a apresentar características supercelulares, com intensa e rara rotação anti-horária ( geralmente no Hemisfério Sul a rotação é horária ). A tempestade pouco provocou chuva no seu deslocamento, sequer afetando a cidade.
--------------------------------------------
16-18/12/2012
Chuva, mammatus e raios em São Gabriel
Dezembro teve 17 dias com chuva em São Gabriel, fechando o período mensal com 243,4mm, cerca de 137mm acima da precipitação esperada para o mês a partir das normal climatológica. Muitos relâmpagos cortaram os céus da região e o vento foi responsável por deixar algumas localidades do interior municipal sem energia elétrica por vários dias.
Tempestade elétrica no dia 16
Mammatus no dia 18, antes de tempestade trazer vento de 100km/h
--------------------------------------------
25/12/2012
Nuvens iridescentes em São Gabriel
O dia de Natal após calor e sensação térmica de 48°C na cidade, terminou com chuva e queda de temperatura, no entanto no final da tarde um tipo raro de nuvem podia ser visto nos céu, a nuvem iridescente. Este tipo de nuvem ganham uma coloração diferente devido ao processo de iridescência, quando os raios solares são difratados pelas gotículas de água e gelo a partir de um certo ângulo, ''dividindo'' a luz do sol em diferentes cores e tonalidades.
Parabéns pelo resumo e postagem, ficou muito bom. E claro, parabéns pelos 3 anos de blog. Continue assim.
ResponderExcluir