Em Rio Pardo o Rio Jacuí se encontra a 8,8m acima do normal e em São Sebastião do Caí as águas do Rio Caí já estão a 8,85m acima do normal, o que levou a mais de pessoas a deixarem suas casas. Já em Taquari o rio que dá nome a cidade se contra 9,8m acima do nível normal. A suba dos rios da região dos Vales e da Serra deixou o município de Colinas isolado e uma pessoa desaparecida em São Francisco Paula.
Rua alagada em Montenegro. Foto de Daimar Coelho
Chuva nos últimos 4 dias
- 234,6mm - Canela
- 189,6mm - Teutônia
- 186,4mm - Tramandaí
- 176,6mm - Passo Fundo
- 169,6mm - Lagoa Vermelha
- 167,6mm - Bento Gonçalves
- 157,6mm - Porto Alegre
- 148,0mm - Soledade
- 141,8mm - São José dos Ausentes
- 138,2mm - Erechim
- 136,2mm - Vacaria
- 111,0mm - Rio Pardo
- 110,6mm - Cruz Alta
- 107,6mm - Santo Augusto
- 101,8mm - Santa Rosa
- 96,2mm - Santa Maria
- 87,8mm - São Luiz Gonzaga
- 70,4mm - Mostardas
- 61,2mm - Santiago
- 58,4mm - Caçapava do Sul
- 56,0mm - Canguçu
Apesar da chuva o frio também predominou sobre o território gaúcho neste final de semana. Se na sexta-feira já havia ocorrido chuva congelada em Vila Nova do Sul, São Sepé, Santana da Boa Vista e Santa Maria; e neve em Caçapava e Encruzilhada do Sul, no sábado a cidade do sul gaúcho a registrar precipitação invernal foi Bagé. Na ''Rainha da Fronteira'' a neve caiu de forma rápida e fraca no período da manhã e antecedendo o retrocesso do sistema frontal como frente quente.
O sábado foi de chuva em todo praticamente todo Rio Grande do Sul e assim a temperatura pouco variou durante o dia. Em São Gabriel a estação do Bairro Jardim das Hortências, instalada em 2011, teve um novo recorde de menor temperatura máxima neste sábado quando a temperatura não passou dos 9,3°C. O então recorde de menor máxima havia sido registrado na última sexta quando a temperatura não havia passa dos 9,8°C.
Já na estação local do Inmet a máxima de sábado foi de 10,4°C, a quarta menor temperatura máxima desde a instalação da estação em 2007 e o menor registro desde o dia 2 de julho de 2011, quando a temperatura se elevou até os 10,3°C.
No domingo a chuva continuou fraca sobre a região de São Gabriel a mais uma vez a estação do Bairro Jardim das Hortências indicou uma máxima abaixo dos 10°C, o terceiro registro consecutivo. O ar polar finalmente está começando a avançar para o norte assim quebrando o bloqueio atmosférico que o mantinha apenas sobre o Uruguai e Argentina. O ingresso do ar gelado sobre o sul gaúcho associado ao registro de chuva e garoa na região não permite descartar precipitação isolada de neve ou chuva congelada.
Domingo foi frio e a sensação térmica era bem baixa com o vento:
Apesar desta segunda-feira ter tempo fechado o ingresso do ar seco e mais frio limpa o tempo na próxima madrugada e o destaque do frio passa a ser as temperaturas mínimas bastante baixas. Amanhã a região da Campanha deve ter mínimas entre -2°C e 3°C com formação de geada. As máximas apesar de não subirem muito serão mais altas que as dos últimos dias com a presença as temperaturas oscilam entre 11°C e 14°C.A quarta-feira também será fria ao amanhecer como novo registro de geada, porém a tarde as temperatura conseguem se elevar mais nos municípios da região.
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteomont, Zero Hora, BAZ, Gruma
Nenhum comentário:
Postar um comentário