Ontem o sistema frontal avançou com uma frente fria, que traz ar frio na retaguarda ao contrário de uma frente quente, e mais uma vez trouxe chuva forte para pontos do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Em território gaúcho o maior acumulado registrado na passagem da frente ontem foi de 32,8mm em Caçapava do Sul. Em São Gabriel a chuva chegou com forte atividade elétrica e o maior acumulado foi registrado na estação do Inmet, 13,4mm, enquanto na estação do Bairro Jardim das Hortências registrou acumulado de 11,8mm.
Ontem mesmo o ar frio já começou a ingressar sobre o RS e nesta sexta-feira com a nebulosidade frontal e ingresso de ar frio sobre o estado as temperaturas pouco subiram e a máxima hoje foi de 8,8°C e 7,0°C em Bagé e Canguçu, respectivamente. O ar frio segue avançando sobre o estado e nesta tarde as menores temperaturas em solo gaúcho eram registradas na Serra do Sudeste, onde Canguçu tinha 4,4°C em plena tarde.
O ingresso de ar frio provocou neve na província argentina de Córdoba. Imagem abaixo da cidade de La Cumbrecita.
A massa de ar polar que avança na retaguarda desta frente fria não chega a ser intenso como o de julho, mas será forte. Neste sábado a nebulosidade diminui e faz bastante frio ao amanhecer. Na região da Campanha as projeções atuais indicam mínimas variando entre 1°C e 5°C amanhã, quando as máximas devem ficar entre 10°C e 15°C.
O domingo também deve ser frio e o ar estará mais seco, o que deve favorecer a formação de geada em mais áreas. O amanhecer ainda será frio com mínimas oscilando entre -1°C e 5°C , inclusive alguns pontos devem ter mais frio que no dia anterior. Na região e máximas ainda ficam entre 11°C e 16°C. Na região da Serra e Aparados a massa de ar polar deve trazer temperaturas entre 2°C e -2°C.
Depois deste final de semanas as previsões atuais ainda indicam uma nova massa de ar frio avançando na metade da próxima semana.
Ar frio (em azul) vai trazer temperaturas negativas neste final de semana
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, CPtec/Inpe, Somar, BAZ. BCPSalto, Gustfront, Simepar, Climaterra
Nenhum comentário:
Postar um comentário