Neve em San Luis. Foto de Nicolas Rosales
Neve em Altas Cumbres (província de Córdoba). Foto de Santiago Berioli
A massa de ar polar continental (ar frio avançando com área de alta pressão no centro do continente foi responsável por temperaturas bastante baixas na terça-feira no norte e oeste da Argentina. Províncias do noroeste do país registraram muito frio com -8,7°C em La Quiaca (província de Jujuy) e -4,8°C em Salta, capital da província de mesmo nome. No oeste Uruguaio a terça-feira começou bastante fria e nesta região foi registrada a mínima do país, na cidade de Salto a mínima foi de -3,6°C.
Na quarta o ar frio chegou com mais força ao Rio Grande do Sul e hoje registro de neve em municípios gaúchos e catarinenses. Em solo gaúcho a neve foi isolada e não houve acumulação com o fenômeno sendo registrado em São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul e Passa Sete. Em território catarinense a neve atingiu ontem Água Doce , Urubici, Bom Jardim da Serra, Urupema e São Joaquim, onde houve pequena acumulação. Ainda nevou no município paranaense de Palmas, porém de forma rápida e bastante localizada.
A neve em território gaúcho foi restrita a região Serrana e dos Aparados e enquanto chovia nestas regiões, no sudoeste do estado o tempo mais seco permitiu uma queda acentuada de temperatura. Em Santana do Livramento estação particular localizada em área de baixa registrou a menor temperatura do estado nessa quarta, com mínima de -2,6°C. A temperatura ainda caiu abaixo de zero ontem em Quaraí e Alegrete com -0,9°C e -0,3°C, respectivamente.
Neve em São Joaquim ontem em imagem de Ademir Bola:
Um fato interessante ocorreu no Morro da Igreja, um dos pontos mais altos de Santa Catarina e que fica entre os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Ontem apesar do registro de neve o pico que fica a 1800m de altitude apresentou a beleza do sincelo, um fenômeno que se dá pelo congelamento do nevoeiro sobre qualquer superfície. Porém na madrugada desta quinta-feira nevou na região, inclusive com acumulação e as árvores desta vez amanhecerem cobertas pelos flocos de neve.
Poste congelado. Foto de Alvarélio Korossu
Estação meteorológica do Morro da Igreja ficou coberta de gelo, bloqueando o anemômetro e o pluviômetro.
Neve acumulou no Morro da Igreja nesta madrugada. Foto da Prefeitura de Urubici.
MÍNIMAS NO RS (15/08):
- -4,2°C - Santa Rosa (Estação Particular)
- -3,2°C - Santana do Livramento (Estação Particular)
- -2,7°C - Quaraí
- -1,9°C - Três de Maio (Estação Particular)
- -0,8°C - Alegrete
- 0,0°C - Iraí
- 0,1°C - Jaguarão
- 0,2°C - Santo Ângelo
- 0,2°C - Rosário do Sul
- 0,4°C - Cruz Alta
- 0,6°C - Pelotas
- 1,0°C - Santiago
- 1,0°C - Soledade
- 1,0°C - Uruguaiana
Em São Gabriel o amanhecer também foi frio, porém a temperatura não chegou perto dos zero graus e nem caiu mais que na quarta-feira. Na estação do Inmet, que apontou as menores mínimas da cidade nestes dias, a mínima hoje foi de 1,7°C, contra os 1,2°C de ontem. Já na estação mantida pelo blog a mínima nesta quinta foi de 2,3°C enquanto ontem o menor registro havia sido de 2,4°C.
A grande diferença entre ontem e hoje foi a maior elevação da temperatura no período da tarde.Devido deslocamento da parte mais intensa da massa de ar frio para o mar e a presença de ar seco sobre o território gaúcho. Em São Gabriel a estação do Bairro Jardim das Hortências indicou máxima de 13,2°C ontem com a presença de vento soprando do quadrante sul. Já nesta quinta-feira máxima reportada pela mesma estação foi de 15,6°C com presença de vento soprando de noroeste.
A temperatura nos próximos dias segue em elevação gradual tanto as máximas quanto as mínimas devem ser mais altas no final de semana.
Previsão para São Gabriel:
Nenhum comentário:
Postar um comentário