Nuvens de maior desenvolvimento vertical provocaram pancadas de chuva na região.
Durante a tarde a temperatura seguiu alta no estado e com registro de máximas mais elevadas que na terça-feira. Na rede de monitoramento do Inmet as maiores marcas foram de : 36°C em Uruguaiana e 35,9°C em São Gabriel. Nos países vizinhos o calor também foi intenso, com máximas em território argentino chegando aos 39,2°C em Las Lomitas (Formosa) e 39°C em La Rioja (La Rioja).Em território uruguaio a máxima foi de 37,3°C na cidade de Mercedes, enquanto no Paraguai estação em Prats-Gil aferiu máxima de 38°C.
Dados de quarta-feira em São Gabriel:
Nesta quinta-feira as pancadas de devem atingir mais cidades e regiões, pois o ar não estará tão seco. Os radares já detectam a formação de fortes núcleos de chuva sobre o centro e serra, o que não permite descartar tempo severo bastante isolado e com queda de granizo. A máxima desta quinta no estado, foi de 38,3°C em registro de estação particular em Santa Rosa, onde a nebulosidade durante o dia foi menor que em São Gabriel e Uruguaiana, que registraram, respectivamente 35,6°C e 35,4°C.
Nesta sexta-feira o calor continua e na região da Campanha o dia começa com mínimas entre 17°C e 22°C. Durante a tarde esperam-se máximas entre 32°C e 36°C com chance de pancadas de chuva isoladas devido ao calor.
O sábado irá começa com temperatura elevada também e são esperadas mínimas entre 18°C e 22°C para a região. A influência de um sistema de alta pressão na costa, impede a formação de nuvens convectivas que possam trazer chuva sobre o centro-sul gaúcho, assim as pancadas de chuva ocorrem apenas no norte do estado durante o sábado.Mesmo com o ar mais seco a temperatura máxima oscila entre 32°C e 37°C, um típico dia de calor no início do verão astronômico.
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, BAZ, Meteobrasil, WxBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário