Em São Gabriel a temperatura se elevava rapidamente durante a manhã e começo da tarde, porém neste período o aumento de nuvens manteve a temperatura estável. Na estação local do Inmet a máxima foi de 39,1°C (maior registro do ano), enquanto no município vizinho de Vila Nova do Sul, a temperatura alcançou a marca dos 41°C. Na área urbana gabrielense a máxima foi registrada pela estação mantida pelo blog no Bairro Jardim das Hortências, esta indicou 39,8°C no final da tarde, o maior registro desde a sua instalação do ano de 2011. Este temperatura se comparada com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, é a maior já registrada na cidade de São Gabriel. Durante a tarde desta quinta a sensação térmica chegou a marca de 45,1°C.
A temperatura mínima parcial registrada pela estação no começo da manhã pela mesma estação, é a maior registrada desde a sua instalação, com mínima de 27,2°C.
O calor foi intenso em todas as regiões do estado, mas com destaque maior para as cidades da região dos Vales e da região Sul do RS, que registraram valores acima dos 40°C. A máxima no Chuí também impressionou, visto que a estação se localiza bem próxima ao mar.
Máximas no RS (26/12)
- 41,1°C - Porto Alegre(Metroclima)
- 40,9°C - Teutônia (E.P)
- 40,8°C - Santa Cruz do Sul (E.P)
- 40,4°C - Jaguarão
- 40,2°C - Santa Maria
- 40,0°C - Canoas
- 40,0°C - São Leopoldo
- 39,9°C - Campo Bom
- 39,9°C - Chuí
- 39,9°C - Santa Rosa (E.P)
- 39,8°C - São Gabriel (E.P)
- 39,8°C - Santana do Livramento
- 39,7°C - Lajeado (E.P)
- 39,3°C - Santa Vitória do Palmar
- 39,2°C - Alegrete
- 39,1°C - Pelotas
- 39,0°C - Rosário do Sul (E.P)
- 38,7°C - Dom Pedrito
- 38,5°C - Rio Pardo
- 38,0°C - Camaquã
- 38,0°C - Encruzilhada do Sul
As altas temperaturas não ocorreram apenas no Rio Grande do Sul durante esta quinta-feira. Fez muito calor também em Santa Catarina e nos país vizinhos. Na Argentina a temperatura alcançou os 45°C em Santiago del Estero e no Uruguai, Mercedes teve 41,7°C.
Em território argentino houve a formação de nuvens de chuva sobre a área central do país na tarde de ontem, inclusive com o registro de um tornado nas proximidades de San Lorenzo, província de Santa Fé. Como o tornado se formou sobre área rural, não houve registro de danos em residências ou construções.
O cenário meteorológico, no entanto, começa a mudar sobre a área central da América do Sul. O ingresso de umidade proveniente da Amazônia, permite a formação de nuvens convectivas que além de trazer chuva podem provocar tempo severo bastante isolado, com granizo e vento forte.
Na tarde desta sexta já há a formação de diversos núcleos de chuva sobre áreas do centro, sul, campanha e oeste do estado e assim deve ser nos próximos dias. O aumento da cobertura de nuvens impede uma elevação tão brusca quanto a registrada ontem, porém as temperaturas mínimas serão bastante elevadas e a sensação de abafamento será maior. As pancadas de chuva irão propiciar acumulado irregulares, porém na virada do ano esperam-se chuva mais generalizadas e com maiores volumes.
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, BAZ, WxBrasil, Gustfront, Capinchocumulus
Nenhum comentário:
Postar um comentário