
Ao norte uma massa de ar quente em contraste com uma forte massa de ar polar no sul da Argentina formará um bloqueio atmosfério, o que tornará uma frente fria que se encontra no Prata em frente semi-estacionário sobre o estado do Rio Grande do Sul.A temperatura mais alta hoje e amanhã é de influência do Jato de Baixos Níveis e da advenção de ar mais quente do norte.
Os modelos sugerem inclusive acumulados de até 150mm em alguns locais, o que não pode ser descartado principalmente no norte do Rio Grande do Sul.
Índice de instabilidade (em azul) é alto sendo o motivo de risco nesta semana
Além de altos volumes não se pode descartar granizo isolado e vento moderado.
Aqui na região o céu desde manhã esta nublado e com a temperatura em elevação, ainda hoje a temperatura poderá chegar acima dos 22ºC.O cenário se que se instata apartir de hoje deve ter dois picos, um nesta quarta e outro na sexta e no sábado.
Modelo mostra ar quente ao norte (em amarelo, laranja e vermelho) e ar frio ao sul (em verde, azul e roxo)
Previsão para São Gabriel (abaixo) mostra a instabilidade perdurando durante os próximos 5 dias (abaixo previsão para apenas 4 dias), os modelos sugerem até que a massa de ar frio que se encontra no sul argentino avançará para o RS por volta do dia 20 e do dia 21.Trazendo marcas negativas para outras regiões além da Serra.Enquanto isso nesta semana o sul do país vizinho sofrerá com frio de até -15ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário