Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Frio retorna forte

Frente fria avançou ontem sobre o RS, o sistema estava associado a um centro de baixa que ao chegar ao oceano, a nordeste uruguaio e sudeste gaúcho, se coverteu em um ciclone extratropical.
A frente foi atecedida pelo ar mais quente que veio do norte.Em Santa Maria a máxima chegou a 26ºC e o vento norte provocou estragos com rajadas de 83km/h.
A frente fria não provocou altos volumes, sendo que cidades como Uruguaiana e São Borja não registraram chuva.Os maiores acumulados ficaram no sul gaúcho perto de onde o ciclone se formou.
A frente fria traz ar frio na retaguarda, este ar polar esta associado a um centro de alta com valores de 1035hPa no centro argentino.Essse centro de alta deve chegar a província de Buenos Aires no domingo, dia para qual se espera as menores marcas.
Na semana que vem apartir de terça o clalor retona podendo fazer 25ºC em São Gabriel.Apartir de agora a tendência é de que haja um revezamento de massas de ar, com perídos de frio e períodos de calor.


Chuva ontem nas Estações do Inmet, chuva em São Gabriel variou de 2,5mm a 4mm em todo munícipio.
Ontem a noite houve a famosa "Garoa Galopeada" que é comum na Campanha logo que a temperatura começa a cair.No fenômeno a garoa é acompanhada de vento, o que faz com que os pingos fiquem quase no sentido horizontal.A chuva com o vento diminui a sensação térmica e prejudica a pecuária e a criação de animais no campo, porque molha o pelo dos animais e os abrigos onde dormem.


Previsão para São Gabriel


A nebulosidade por causa formação de um ciclone perto sul gaúcho deu origem a uma formção que assustou moradores da Praia do Laranjal em Pelotas.Em fotos de Rejane Xavier mostram uma grande nuvem sobre a Lagoa dos Patos.Segundo relatos alguns pingos caíram acompanhados de vento.A foto mostra um mesociclone que dá origem aos tornados e trombas d'água.

Previsão de temperatura mínima no domingo

Um comentário:

  1. Houve um pequeno erro na previsão para segunda.A condição meteorólógica é o "sol com variação de nuvens", não "aumento de nebulosidade e chuva"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...