Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Neve de ontem fica pra história, mas no fim de semana a temperatura sobe

A temperatura máxima ontem em Urubici-SC foi de -1,2ºC.Junto com a umidade a temperatura baixa manteve a neve na serra gaúcha e em SC.
Um cavado que instabilizou o tempo no leste dos dois estados e com a circulação marítima de umidade causada por uma forte anticiclone que esta no mar provocou neve por mais de 6 horas em Urubici, São Joaquim e outras cidades serranas.A Estrada da Serra do Rio do Rastro foi interditada pelo acumulo de 10cm de gelo sobre a pista e a estrada que leva ao Morro da Igreja também foi interditada.Na região de Urubici o gelo chegou a mais de 20cm de acumulação.
Em algumas cidades fazia mais de 10 anos em que a neve não acumulava tanto.Ao todo desde segunda 40 munícpios registraram neve em SC e no RS.


RIO GRANDE DO SUL (21)

1. Cambará do Sul
2. Gramado
3. Canela
4. São Francisco de Paula
5. Bom Jesus
6. Caxias do Sul
7. Três de Maio
8. Crissiumal
9. Boa Vista do Buricá
10. Tiradentes do Sul
11. Rio Grande
12. Vacaria
13. Campestre da Serra
14. Monte Alegre dos Campos
15. Horizontina
16. São José dos Ausentes
17. Jaquirana
18. Lagoa Vermelha
19. Três Passos
20. Ipê
21. Veranópolis


SANTA CATARINA (12)

1. São Joaquim
2. Lages
3. Urupema
4. Urubici
5. Bom Jardim da Serra
6. São Miguel do Oeste
7. Anita Garibaldi
8. Bom Retiro
9. Curitibanos
10. Orleans
11. Urussanga
12. Grão-Pará
13. Timbé do Sul
14. Lauro Muller
15. Fraiburgo
16. Monte Carlo
17. Santa Cecília
18. Ponte Alta
19. Lebon Regis



As imagens abaixo podem parecer do inverno americano, europeu e até antártico.Mas não, essas fotos são da nevada de ontem aqui no inverno do sul do Brasil.Tiradas por Marcus Zilli da Frutícola Monte Verde de Urubici, junto com o amigo e motorista Cícero Fontana da Silva.Eles percorreram áreas de difícil acesso para nos brindar com o espetáculo, que vocês verão a seguir.





--------------------------------------------------------------------------------------

Após alguns dias de tempo muito frio, a instabilidade tomou conta da maior parte do RS.Só a fronteira oeste permanece com o tempo mais seco.
Hoje pela manhã foi registrada a mínima de hoje aqui em São Gabriel: 6,8ºC junto com uma garoa.Desde o começo da manhã as nuvens se alternam com o sol.
Amanhã a mínima fica em torno dos 6ºC com a perda de força do ar polar e o avanço do centro de alta pressão para alto mar.
No sábado a temperatura sobe para os 20ºC e no domingo a nebulosidade aumenta com a chegada de um sistema frontal de rara atividade.Não se descarta chuva para a região de São Gabriel, por volta dos 5mm.Mas os maiores acumulados devem ser no sudoeste gaúcho (região do Quaraí) onde pode-se chegar aos 10mm.
Na segunda a temperatura cai, mas a massa de ar frio não chega a ser intensa.E já na terça a temperatura começa a subir graduativemente.Os modelos sugerem chuva mais forte por volta de quarta e quinta da semana que vem.


Previsão para São Gabriel


Previsão GFS para 850hPa mostra avanço do ar mais quente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...