Atualização - 16:14
Imagens de satélite (visível e realce) msotram convecção sobre o RS e a Argentina.
A agitação nesta segunda metade da semana se dá com o avanço de ar mais quente do norte, que já traz 30ºC para São Gabriel.
Intensas áreas de instabilidade "explodiram" agora a tarde com a queda de pressão atmosférica sobre a Argentina.Tais áreas que se encontram e surgem sobre a proivíncia de Entre-Rios na Argentina avançam em direção ao oeste gaúcho.
Lembrando que conforme já foi dito segue o alerta de temporal para o centro e o oeste gaúcho, com risco de chuva intensa e até de granizo.
Aqui em São Gabriel a temperatura segue alta e a cobertura de nuvens aumentou muito, é já é possível inclusive se escutar alguma trovoadas à oeste da cidade.
Risco de temporais entre hoje e amanhã
Imagens de satélite (visível e realce) msotram convecção sobre o RS e a Argentina.
No entanto ao longo da tarde um centro de baixa pressão avança em direção ao mar, cruzando sobre o Paraguai e o sul do país, o sistema cusará muita convecção principalmete sobre o Noroeste e Oeste do RS, onde se espera que núcleos temepestuosos se desenvolvam com o risco até de chuva de granizo e chuva intensa nestas áreas.
Modelos indicam chuva intensa no oeste
A chuva deve atingir também o centro e oeste do estado na noite de hoje.Para o norte do RS se espera acumulados de 70 a 100mm.Para a região os acumulados devem variar de 30 a 50mm.
Mas este sistema ao avançar sobre o mar se converterá em um ciclone extra-tropical na altura de Torres e Mostardas.O ciclone deve se aprofundar e na sexta deve atingir pressão de 994hPa em seu centro.Mas o alerta quando a este sisteama é o risco de ventania intensa no litoral gaúcho.
No fim de semana o mesmo ciclone inpulsiona ar frio para o RS, o que derrubará as temperaturas.Mas o frio não chega a ser intenso e não existe por enquanto o risco de geada.
Ao longo da próxima semana o ar seco garante a variação de manhãs entorno dos 8ºC e máximas de 25ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário