As projeções dos modelos indicam um grande alinhamento de tempestades avançando sobre o Uruguai e oeste gaúcho no final da tarde início da noite, nesta região a chance de tempo severo é maior. Conforme o sistema frontal avança sobre o RS, a chance de temporais diminui com a projeção de que a frente perca intensidade. Mesmo assim, neste sábado existe o potencial para acumulados elevados em pontos isolados do estado, chance que engloba grande parte do território gaúcho.
A frente fria está associada a um centro de baixa pressão que irá se converter em um ciclone extra-tropical na região do Prata. Tal formação deste sistema meteorológico fez com que os órgãos de defesa civil da Argentina e do Uruguai entrassem em estado de atenção, pois as rajadas de vento associadas ao ciclone podem ser intensas e causarem danos.
No entanto antes do avanço da frente houve forte aquecimento nas cidades do centro e oeste do estado. Na rede de estações do Inmet as máximas superaram os 34°C em algumas cidades :
- 34,8°C - Alegrete
- 34,7°C - Santa Maria
- 34,7°C - São Borja
- 34,6°C - São Gabriel
- 34,4°C - Uruguaiana
Nos próximos dias a temperatura já não sobe tanto nessas regiões. Com a maior cobertura de nuvens e chance elevada de chuva, principalmente a partir de domingo, esperam-se máximas de até 29°C nos próximos três dias. Neste período um sistema frontal fica estacionado sobre o estado, levando a formação de áreas de chuva entre o sábado (no norte do estado) e a segunda-feira (todo estado). Durante esses dias algumas localidades podem ter volumes elevados de chuva, até mesmo superando os 100mm.
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, WxBrasil, BAZ, Climatempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário