Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Começa a temporada de tempestades


A primavera astronomica, instante em que o sol se encontra bem sobre a Linha do Equador,começou na madrugada de quarta às 0h09min.Já climatologicamente a primavera começa no fim de agosto e ínicio de setembro.
A primavera é famosa por ser a estação das flores e também por já apresentar o tempo mais quente.
No entanto a nova estação é um período de tempo instavel e que sempre registra temporais.
Existe aumento do fluxo de ar quente do norte, mas as massas de ar frio ainda avançam sobre o RS.O choque entre estas massas associado ao calor que é mais frequente gera um cenário de risco.
A primavera deste ano será influenciada pelo La Ninã que causa o resfriamento das águas do Pacífico Equatorial.Historicamente com o La Ninã no Pacífico, como neste ano, ocorre o ingresso de massas de ar polar tardias, que chegam inclusive a provocar geada.
A tendência para esta primavera é de as chuvas diminuam apartir de outubro, mas podem ocorrer períodos de chuva intensa, mas com "a menina" intensa no Pacífico as precipitações devem se tornal irregulares e mal distribuídas.

Em anos de El Niño como no como no ano passado as tempestades são mais frequentes, mas em anos de La Niña geralmente ocorrem as tempestades mais severas e os tornados mais intensos.
Os tornados ocorrem em sua maioria em períodos de trasição como o outono e e primavera e ocorrem em períodos quente e frios do Pacífico Equatorial.
Os relatos de tornados não são excassos : Torres, Porto Alegre, Canoas, Pinhal, Três de Maio, Ivoti, Erechim, Engenho Velho, Santa Bárbara do Sul, Ronda Alta, Vacaria, Carazinho, Quaraí, Boa Vista do Buricá, Itaqui, Vila Nova do Sul e até São Gabriel na primavera de 2008 ,quando um bairro da cidade teve casas destelhadas o quartel do 9º RCB também registrou destelhamentos. Mas analisando dados e a climatologia do Rio Grande do Sul, nota-se que alguns dos maiores tornados registrados nesta década se deram em períodos "Niña".Assim como a maior onde de tornados já documentada no RS, no dia 11 de setembro de 2000 quando cerca de 10 tornados tocaram o solo em território gaúcho.


Maiores tornados da década

Danos causados por um tornado no episódio de 11 de setembro de 2000 que ficou conhecido como "A noite do tornados"
O La Niña geralmente causa seca no RS no perído do verão como em 2006 que uma seca severa atingiu o RS, causando danos as lavouras e perda de gado no ineterior do estado.
Mas é como que após um perído de tempo mais seco ocorram temporais, como ocorreu aqui em São Gabriel no ano passado, que após um Janeiro de pouca chuva e um começo de Fevereiro abaixo da média, registrou um temporal severo com chuva torrencial, granizo e ventania de 117,4km/h que pode inclusive ter excedido os 120km/h em locais próximos da Estação do Inmet que registrou o valor.

Imagem de Radar mostra núcleo forte sobre a cidade no dia 20/02 de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...