Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Chuva forte e temporais

A tarde de ontem foi agradável aqui em São Gabriel com temperatura nos 25ºC. O sol apareceu e fez calor também em quase todo estado do Rio Grande do Sul, em Santa Rosa o parceiro Ilson Tessaro registrou 32,8ºC.
No final a tarde o avanço de áreas de instabilidade fez o céu ficar nublado. A chuva que já havia caído fraca pela manhã retornou forte por pouco tempo entorno das 20h. Área de instabilidade com forte intensidade se formou próximo a Santiago, alcançando 75dBz de refletividade no radar.

A chuva chegou torrencial as 22h50min após queda de energia aqui em São Gabreil. As trovoadas e os raios chamavam a atenção.




As tempestades seguiram avançando e trouxeram granizo para pelo menos 8 cidades gaúchas e catarinenses. Hoje ainda segue a chance de tempestades, principalmente no fim da tarde, quando a aproximação de ar mais frio pelo sul em contraste com o fluxo de ar quente do norte vão gerar cenário propício a formação de nuvens.

A tarde de hoje será de abafamento com temperatura superior aos 20ºC e umidade muito alta. Amanhã pode chover forte no período da manhã, mas a instabilidade se concentra mais no norte.A mínima fica em 13ºC e a máxima em 19ºC.

Não chega a esfriar com a diminuição da instabilidade, e volta a esquentar gradualmente. Na quarta-feira as nuvens diminuem e a mínima fica em 11ºC e a máxima em 21ºC.

Na quinta-feira o sol predomina, mas ar mais quente começa a ingressar antecendo uma frente fria, trazendo máxima de 26ºC e mínima em 16ºC.

Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Redemet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...