Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Baixa pressão trará chuva, vento e frio

O avanço de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul hoje vai trazer chuva e intensificar o vento. A baixa que vai formar um ciclone na costa amanhã vai trazer chuva localmente forte para o estado. O ciclone que vai se formar vai impulsionar ar muito frio para o sul do país, existe a chance de neve para a Serra Gaúcha e Catarinense devido a circulação de umidade do ciclone e a massa de ar polar que avança. Geada só deve ser registrada aqui na região na sexta e no sábado, quando o ar ficará mais seco e a nebulosidade diminuirá.


Vento soprará forte sobre o RS com a formação de um ciclone, rajada segundo a Metsul podem superar os 100km/h.


A previsão para São Gabriel segundo institutos meteorológicos é de amanhã siga chovendo com chance de chuva forte, a máxima fica em 14ºC e a mínima em 9ºC. Na quarta-feira segue a variação de nuvens com máxima em 15ºC e a mínima em 4ºC. Na quinta-feira a máxima prevista fica em 15ºC a mínima em 3ºC com variação de nuvens.

Fonte : Metsul, Inmet, Climatempo

----------------------------------------------------------------

O mês de julho que acabou ontem foi de extremos em São Gabriel, com dias de temperaturas negativas e de máxima próxima aos 30ºC. A precipitação que nos últimos mese havia ficado em baixo da média desta vez superou a normal climatológica com 149,4mm, sendo 24,5mm acima do normal. Quanto a temperatura esta ficou 2,4ºC abaixo do normal.

A instalação de uma estação meteorológica Davis no último mês aqui em São Gabriel permitiu notar a diferença entre os microclimas da cidade.Geralmente a Davis instalada no bairro Jardim das Hortências registrou máxima e mínima mais baixas que a Estação do Inmet instalada próxima ao Rio Vacacaí, mas a estação do governo registrou mais frio na intensa massa de ar polar do começo do mês e temperatura mais altas no geral por estar em uma área de baixada.

Confira o gráfico abaixo com a variação entre as duas estações. Em azul e vermelho, as mínimas e as máxima do Inmet. E em verde e roxo, as mínimas e as máximas da Davis de Murilo Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...