Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Semana da tão esperada chuva

Uma frente fria que está estacionária, trouxe grandes acumulados na Argentina, no final da última semana.  Em alguns locais choveu 200mm, como em Chillar, o que foi responsável pela enchente em Azul, aonde a chuva chegou aos 60mm. Apesar de ter chovido mais, Chillar por ser em ponto mais alto não foi afetada pela crescente do Arroio Azul, subiu mais na cidade de mesmo nome.


A frente fria que ainda se encontra estacionária, começa a avançar pela noite desta terça, em direção ao RS. O sistema que chega vai interagir com uma área de baixa pressão que vai cruzar sobre o estado.
Com isto são projetados, volumes altos de forma isolada, mas principalmente no centro-oeste do RS. Mas existem previsões que colocam chuva bem generalizada e com acumulados maiores em mais regiões. Segundo a NOAA, parte do estado pode ter 70mm entre quarta e quinta-feira. 

Previsão do modelo do Inmet coloca até mesmo altos volumes no oeste

A nebulosidade deve diminuir na quita-feira, porém a circulação de umidade da baixa sobre o mar, deve durar até o final de semana, com variação de nuvens e chance de pancadas isoladas.

Hoje em São Gabriel a temperatura mínima foi de 11,8°C no Bairro Jardim das Hortências e com os microclimas aparecendo fez 13,1°C na Estação do Inmet. Agora pela tarde a máxima deve beirar os 30ºC podendo até mesmo ser ultrapassada está marca.
A chuva projetada para a região varia entre 10 e 30mm, com predomínio de nuvens principalmente na quarta-feira, quando se espera a intensificação da instabilidade. Porém existe a chance de garoa isolada aqui na região, até o sábado, devido a já citada circulação de umidade.
A temperatura deve cair um pouco após o final do semana, mas não se prevê frio.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fontes : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, Climatempo, Gruma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...