Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 1 de maio de 2012

Abril 2012 - Dois meses em um só

O mês de abril que terminou ontem, foi marcado por dois períodos completamente distintos. A primeira quinzena foi marcada pelo calor e por chuvas mais periódicas, mas a segunda metade do mês já teve dias mais frios, sendo que a última semana foi de temperaturas baixas.  

O mês começou relativamente quente, com mínimas acima dos 20°C aqui em São Gabriel e calor pela tarde. O pico do calor se deu no dia 4, quando no aniversário da cidade, a temperatura bateu os 36,6°C na Estação do Inmet.
No entanto no dia 5, o avanço de uma frente fria trouxe chuva forte, com acumulado de 41mm. Após o avanço do sistema frontal, houve uma queda de temperatura com mínima de 11,1°C no dia 7 devido o avanço de ar mais seco. O tempo voltou a se instabilizar nos dias 10 e 14, com 18,2mm e 32,2mm respectivamente.
A chuva neste período se concentrou na região de fronteira com o Uruguai e Campanha Gaúcha, sendo que pouco choveu nestas regiões na segunda metade do mês. 

Mapa abaixo de acumulado no mês de abril, na Campanha houve a manutenção dos acumulados da primeira quinzena
Começava na segunda metade do mês, um novo período, com predomínio de vento de sul por influência de massar de ar frio. A média de temperatura no dia 20, chegou a estar 1°C acima da média histórica, porém o com o predomínio do ar frio a média de temperatura mensal ficou 0,7°C abaixo de média histórica.

Dados da Estação Particular do Bairro Jardim das Hortências:

A temperatura caiu e a chuva foi escassa nesta segunda quinzena, quando foram apenas 3 dias de chuva, com acumulado de apenas 5,2mm. No final de abril a chuva ficou em 98,6mm com 38mm abaixo da média histórica.
Neste mês de aniversário de São Gabriel o vento predominante foi o sudeste com rajada máxima de 53,1km/h no dia 5. A média de vento mensal ficou em 3,2km/h e nenhum dia as rajadas foram inferiores aos 12km/h.

A precipitação acabou ficando abaixo da média em todas as regiões gaúchas, com destaque para o norte gaúcho aonde a estiagem predomina desde o começo do ano, sem chuva significativas. Em Santa Rosa, estação particular registrou 9 dias de chuva em abril, mas com apenas 42,7mm de acumulado.

Anomalia de chuva nos últimos trinta dias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...