Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sábado de Superlua terá chance de chuva isolada

Amanhã a Lua chegará a sua menor distância coma Terra neste ano de 2012, será o perigeu lunar. Os cientistas dizem que este ano a lua estará 14% maior e 30% mais brilhante que o normal. A maior aproximação se dará amanhã às 23h33 minutos, exatamente um minuto antes de ficar totalmente cheia.
Porém a distância em relação a Terra, de 356.955km, será maior que a alcançada em 19 de abril de 2011, quando o astro chegou o mais perto da Terra nos últimos 20 anos.
A melhor observação deve ser feita quando a lua estiver ''nascendo'' , quando por motivos ainda desconhecidos, a lua parecerá maior ainda para nossos cérebros.

A visualização da superlua pode ser prejudicada em alguns pontos do RS neste sábado, pois existe a previsão de pancadas isoladas de chuva, devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano e a interação com o ar mais aquecido sobre o continente. As pancadas serão isoladas e com acumulado irregulares.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel

Hoje o dia começou com cerração e temperatura de 13,3°C aqui em São Gabriel, porém agora pela tarde faz calor, tanto que estação do Inmet já tem 28,6°C.
Amanhã mesmo com algumas nuvens, ainda segue quente com máxima próxima dos 30°C. A mínima neste final de semana não será tão baixa, sendo superior aos 14°C. A próxima semana, segue com está tendência de mínimas mais altas e calor pela tarde, com chance de se superar os 30°C aqui na cidade e região.
A chuva que não cai faz duas semanas, volta entre a quinta e sexta-feira, com o avanço de uma nova frente fria que pode trazer tempestades isoladas.

A chuva no entanto já ocorre hoje no sul do Brasil, aonde a circulação de umidade marítima traz chuva para o leste catarinense. As previsões colocam inclusive chance de mais de 15mm na região leste do estado vizinho.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Meteoblue, Cptec/Inpe , Weather Wunderground, Apolo 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...