Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Após frio histórico, aquece e chove

Os últimos dias foram de muito frio no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e no último sábado a Estação do Inmet registrou mínima de -4,0°C em São Gabriel, a menor temperatura da rede de estações do governo.
Neste domingo ainda fez frio, com 2,4°C em São Gabriel, sendo o dia marcado pelo retorno de instabilidade para o RS. Em municípios do norte do estado chegou a chover mais forte, como em Santa Rosa que teve 25,9mm.
Na região de São Gabriel apenas choveu fraco, com acumulado de 0,6mm na cidade. Mas com o avanço de mais quente e úmido, a instabilidade deve predominar até o sábado. Existe a perspectiva de chuva mais forte entre quinta e sábado, quando uma frente fria ficará bloqueada sobre o Rio Grande do Sul, com potencial até mesmo para tempestades isoladas.


O ar quente que vem do norte é trazido pelo Jato de Baixos Níveis, corrente de vento norte em 1.500m, com isto a temperatura se aproxima dos 30°C na quarta-feira e quinta-feira aqui na região. Mas instabilidade mais fraca já ocorre no oeste gaúcho a partir de amanhã, mas a chance de chover forte só existe em caráter isolado. 

Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : Metsul, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, NOAA, Ogimet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...