Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Frio intenso a caminho com potencial histórico

Intensa massa de ar frio está projetada para avançar na segunda metade da semana, com potencial para neve e mínimas extremamente baixas no sul do país.
A semana começou com muitas nuvens em grande parte do estado, tendo a mínima em São Gabriel sido de 10,2°C. Em Vila Nova do Sul, no novo abrigo meteorológico, o termômetro lá instalado apontou 7°C de mínima. Amanhã no entanto o ar mais frio começa a avançar trazendo mínimas abaixo dos 5°C para a Serra, Campanha, Centro e Fronteira Oeste com chance de geada nestas regiões.

Na quarta-feira a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) vai trazer chuva e instabilidade. As projeções (abaixo do modelo GFS da NOAA) indica inclusive neve para uma grande área do RS, incluindo a região de São Gabriel, da tarde para noite de quarta. Segundo a Metsul primeiramente pode nevar em Buenos Aires, com deslocamento das áreas de chuva o cenário para neve se abre sobre a Campanha gaúcha em um momento, e depois na região serrana do RS e de SC. Mas a Metsul adverte que somente pouco tempo antes do dia projetado, a previsão de neve pode ser confirmada.

-------------------------------------------------------------------------------

Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel

---------------------------------------------------------------------------------

No entanto o frio será reforçado na segunda metade da semana, quando uma potente massa de ar polar trará frio intenso e geada generalizada.O pico deve ocorrer entre quinta-feira e sábado, quando a Metsul espera mínimas de até -7°C nos Aparados da Serra e mínimas de até -5°C na Campanha e até -2°C na região metropolitana do RS. O Climaterra não descarta mínimas de até -12°C em baixadas na região de Urupema-SC.
As previsões chegam a colocar até mesmo -5°C para São Gabriel na sexta-feira, se confirmando mínimas inferiores a -2°C, seria estabelecido um novo recorde de frio no mês de junho na última década no município.



Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec, WxBrasil, SMN-Arg, Meteoblue, Weather Wunderground, Climaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...