Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Intensa massa de ar frio se aproxima e existe chance de neve na Campanha

Uma poderosa massa de ar frio está começando a adentrar no Rio Grande do Sul nesta tarde de quarta-feira, ontem um cavado que antecedeu o ar frio trouxe nuvens e favoreceu a neve m interação com a massa de ar polar. Em Três Arroyos na província de Buenos Aires, o dia começou assim após a neve:


Nevou em pontos altos da província de Buenos Aires, cuja capital nacional teve queda de água neve na manhã de hoje. A televisão argentina transmitiu a queda de neve ontem na Serra Ventana na mesma província da capital nacional. Em Ushuaia no sul do continente a precipitação de neve acumulou 30cm em alguns locais, o que deixou a cidade isolada por terra e pelo mar.

TN.Arg /Reprodução

Hoje mesmo sem o avanço do ar frio mais forte, até o momento foi o dia mais frio do ano em muitas cidade do Rio Grande do Sul. Mínimas negativas ocorreram desde a região da Campanha, Serra e Noroeste, aonde estação em Santa Rosa registrou a mínima do dia.


Aqui em São Gabriel até o momento foi registrada a mínima do ano, com -0,8°C na Estação do Inmet. Porém este atual recorde não deve durar nem um dia, pois para amanhã existem previsões que colocam -3°C para a região.
A frente começa a avançar sobre o estado juntamente com o ar frio que irá chegar com rajadas fortes de vento sul. A partir do final da tarde existe a chance de neve na região da Campanha, principalmente em áreas mais altas segundo a Metsul, o que não permite descartar até mesmo neve nas áreas de 300m de altitude nos municípios vizinhos de Santa Margarida e Vila Nova do Sul. O Inmet ainda comenta na possibilidade do fenômeno na Serra e no Planalto Riograndense até o final da manhã desta quinta-feira, porém a Metsul afirma que as chances de neve na Serra diminuíram.

Frente já adentra sobre o Rio Grande do Sul

 -----------------------------------------------------------------------------------

Além do frio e da neve na Argentina, esta última terça-feira foi marcada por um raro fenômeno astronômico, o Trânsito de Vênus. Ocorrência como a de ontem que durou 7 horas, deve voltar a ocorrer somente em 2117.
O fenômeno se dá quando o planeta Vênus se coloca entre a Terra e o Sol, como no caso de um eclipse, mas devido a sua distância o planeta apenas aparece com ponto negro sobre o disco solar. O Trânsito de Vênus vem sido analisado desde o século XVI por diversos astrônomos, tendo um importante papel nos primeiros cálculos das distância da Terra e dos planetas em relação ao Sol.

-----------------------------------------------------------------------------------

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, Ufpel, Cima, TN, SMN-Arg, Apolo 11, Nasa, Inta, La voz del pluebo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...