Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Chance de tempo severo na próxima 24h

A quarta-feira está sendo marcada pelo ingresso de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis, tanto que já faz 30°C aqui em São Gabriel com umidade em 60% a sensação térmica é de 33°C.
Mas nas próximas horas o tempo deve mudar, com a aproximação de uma frente fria sobre o ar quente e instável existe a chance de tempo severo que pode trazer transtornos segundo a Metsul.

Índices de instabilidade vão estar elevados nas próximas horas, sinalizando chance de tempo severo

A frente fria pode trazer chuva forte e granizo, conforme alerta o Cptec:
-----------------------
Hoje (13/06) áreas de instabilidade deverão provocar chuvas intensas em áreas entre o sul e parte do oeste do RS. As chuvas fortes deverão atingir cidades da região do baixo Vale do Uruguai, da Campanha Gaúcha, do Sul e litoral Sul, da parte sul da Serra do Sudeste. Nestas últimas microrregiões, as chuvas fortes deverão ocorrer a partir da tarde e a noite. A noite a instabilidade deverá aumentar em áreas das missões e da Depressão Central, podendo causar chuva localmente forte.
As chuvas fortes deverão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento e queda de granizo isolado. Em algumas localidades, principalmente da Campanha Gaúcha, as chuvas fortes poderão ter forte poder destrutivo.
Os volumes diários de chuva mais significativos ocorrerão na tríplice fronteira entre Argentina, Uruguai e Brasil.
Na quinta-feira (14/06) os temporais serão mais generalizados e atingirão grande parte do RS (menores chances no extremo norte e no nordeste gaúcho).
-----------------------

Segundo a NOAA o risco de tempo severo é moderado hoje, mas persiste até sábado, pois a frente fria deve permanecer estacionada sobre o Rio Grande do Sul até o começo do final de semana.
Os maiores volumes devem ocorrer no centro-sul do estado nos próximos dias segundo a Metsul, inclusive na região de São Gabriel. Amanhã segue o abafamento mesmo com chuva e com diminuição da advecção de ar quente:

Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, Meteoblue, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...