Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Semana termina calma

A semana terminará sobre a inflência de ar mais frio, mas a temperatura aumentará gradualmente podendo alcaçar 27ºC amanhã.No domingo e na segunda a instabilidade será maior, mas a chuva não deve ser volumosa (abaixo o modelo GFS).Um sistema d baixa pressão avançará do Pacífico, cruzará o Chile e seguirá para o Uruguai e RS.Segundo alguns modelos este centro dará oprigem a uma frente fria que cruzará pelo litoral do RS.


Modelo GFS para São Gabriel


























Modelo GFS para Vila Nova do Sul























-------------------------------------------------------------------------

O fenêmeno El Ninõ está mais enfraquecido e em um quadro quase de neutralidade, pois qm grande parte do Pacífico Equatorial e Anomalia segue em apenas 0,5ºC.Mas no Ninõ 1.2 que mais influencia no nosso clima a anomalia é de 2ºC.
O CPTE/INPE em parceria com o INMET divulgou a previsão para os próximos três meses.Onde as chuvas no sul voltariam a normalidade neste período devido ao enfraquecimento do El Ninõ.Mas, segundo a Metsul Meteorologia o El Ninõ ainda segue ativo e mesmo com a quase neutralidade poderia influenciar o nosso clima pelo menos em Maio, já que o enfraquecimento deste fenômeno não é sentido de imediato.
O modelo NCEP da NOAA em projeção para o resto do ano, preve La Ninã apartir da segunda metade do inverno.Podendo variar de fraco a moderado.Mas, pela previsão as águas do Atlântico seguiriam quentes, esfriando apartir de novembro de 2010.
Fica uma resalva, no entanto previsões apartir de 3 meses não apresentam percentagem de acerto satisfatória.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ar frio traz temperaturas baixas

O ar frio que predomina desde terça, deixa as temperaturas baixas.Desde segunda marcas de 3,7ºC foram registradas em Bagé e 4,3ºC em São José dos Ausentes.Este frio deve permanecer até domingo quando perderá força.Mas, mesmo assim apartir de agora a temperatura não deve subir acima de 30ºC e as manhãs seram amenas, por volta dos 14ºC.

Na segunda um sistema de baixa pressão que atuava no Pacífico avançará para a América e mudará o tempo no RS, tranzendo chuva e instabilizando o tempo.Abaixo o modelo GFS:





























Previsão de chuva GFS:

























Mínimas em São Gabriel desde terça:

  • Terça.....................9,5ºC
  • Quarta..................6,4ºC
  • Quinta...................6,8ºC

Imagem do GOES13, mostra nebulosidade em SC e PR resultado de um jato que atua na região

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Instabilidade inaugura semana fria

O roteiro parece o mesmo mas pela segunda semana seguida São Gabriel viveu os mesmos fenômenos meteorologicos.Na semana do dia 16, mais precisamente na quarta uma frente fria cruzava o RS e na sua retaguarda vinha o frio que chegou quinta e durou até sábado.
Pois semana passada aconteceu o mesmo uma frente fria curzava o RS na terça mas influenciando o tempo em São Gabriel até quinta-feira, dia em que o ar frio começou a chegar pelo sul.Perdurando de quinta até sábado.
A diferença foi que as mínimas foram muito baixas no RS neste sábado:
  • Bagé..........................3,7ºC
  • Livramento..............5,1ºC
  • Jaguarão...................5,3ºC
  • Quaraí......................5,8ºC
  • Dom Pedrito............6,9ºC
  • Santa Vitória............7,3ºC
  • Santiago....................7,6ºC
  • Canguçu....................7,9ºC
  • Chuí...........................8,1ºC
  • Uruguaiana...............8,6ºC
  • Encruzilhada............8,7ºC
  • Caçapava..................8,8ºC
  • Alegrete....................9,0ºC
  • Rio Grande...............9,2ºC
  • Santa Maria.............9,4ºC
  • São Gabriel............10,3ºC

Em cidades do centro do Urugaui a temperatura chegou a 0ºC.Geada não foi registrada no RS, mas segundo a MetSul Meteorologia é particamente certo que elas tenham ocorridos em pontos isolados.


Nesta semana a chuva se fará presente nesta segunda, mas somente em formas de pancadas que não seram fortes.Mas a formação de um ciclone extra-tropical perto do Chuí deve trazer chuva no litoral sul e no norte do RS onde a frente fria permanece.
Em SC e PR em algumas cidades os volumes desde a semana passada já chegou a 300mm, mas ainda segue a chance de chuvas fortes devido o avanço da frente.O ar frio volta a avançar apartir de amanhã, tarzendo marcas mínimas de apenas um dígito para a Campanha.

Meteograma do modelo MBAR projeta 9ºC para São Gabriel na quinta-feira











Modelo GFS para hoje projeta chuva de 75mm em SC
























Carta Sinótica mostra ciclone e frente fria




Imagem GOES13 mostra nebulosidade sobre a região sul
--------------------------------------------------------------------------------------
"Prezados (as)
Informamos que, a partir das 19:34 GMT do dia 14/04/2009, o GOES-12 será substituido pelo GOES-13 devido ao novo posicionamento do GOES-12 em - 60º previsto para 11 de maio 2010 com transmissão de 15/15 minutos..
Comunicamos que o Goes-13 se encontra em -81º e que até 26 de abril chegará em -75º .
Contamos com a compreensão de todos , pois neste período poderá haver falha na recepção de imagens."

O comunicado acima foi retirado do site do CPTEC.Informando que o GOES12 que passou a enviar imagens da América a cada meia hora após adesativação do GOES10, passará até o posicionamento -60º assim apartir de 11 de maio passará a enviar imagens a cada 15/15 minutos.Só que nesse prazo de tempo o satélite Goes13 passará a cobrir a América do Sul enviando imagens a cada 3 horas.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Frio dará lugar a chuva




O ar frio que começou a avançar ontem sobre o RS, ganha força na madrugada de sábado e deixa as temperaturas baixas.Em São Gabriel espera-se mínimas em torno dos 10ºC para amanhã, mas não pode-se descartar mínimas de até 8ºC.O tempo firma apenas por dois dia, porque domingo e segunda espera-se chuva que pode gerar temporais e eventos de chuva forte isolados.
Previsão do modelo GFS indica mais.
























Mínimas hoje:
  • Bagé...........................8,3ºC
  • Livramento...............8,6ºC
  • Quaraí.....................10,3ºC
  • São Gabriel.............11,7ºC
  • Alegrete..................11,7ºC

Modelo NECP com a projeção de chuva até segunda































quinta-feira, 22 de abril de 2010

Semana de tornados no Uruguai e belas imagens em São Gabriel


A semana que até agora foi marcada pela instabilidade esta perto de terminar.Neste tempo forte instabilidades pipocaram pelo Conesul gerando trantornos e tempestades.

Na tarde de terça-feira dia 20, nuvens escuras apareceram pelo sul da cidade.O9 radar mostrava instabilidade forte na região.A instabilidade chegou a assustar devido a formação que aparecia no céu da cidade.Mas, o sistema convectivo segui para leste em vez de avançar para o norte deixando apenas belas imagens sem chuva.



























Radar de Santiago mostrava instabilidade
























-----------------------------------------------------------------------------

Ainda nesta semana dois tornados atingiram o Uruguai.


O primeiro ocorreu na segunda-feira.Na localidade de Villa del Rosário, ao sul de Barra do Quaraí.Árvores foram arrancadas, casas foram destelhadas e lavouras foram arrsadas.Devido a pouca densidade populacional ninguém saiu ferido.


Estragos mostram a força do vento do tornado



















Imagem de radar da hora do tornado, mostra forte instabilidade




























O segundo ocorreu em Baltasar Brum.As rajadas de vento lá chegaram a 160km/h. A cidade de 3000 habitantes sofreu com alguns danos e a falta de energia.


Mapa mostra localização da cidade






















----------------------------------------------------------------------------

A previsão é de que a instabilidade cesse aqui na região amanhã, quando uma mass de ar frio avança do sul, derrubando as temperaturas.Para São Gabriel espera-se temperatura de 10ºC, podendo inclusive chegar a 8ºC.Mas a trégua será pequena e segunda o tempo se deteriora.São esperado altos volumes de chuva e temporais segundo alguns modelos.Espera-se para aqui de 15 a 35mm.
Modleo GFS até dia 28

terça-feira, 20 de abril de 2010

Chuva forte chega ao estado

Novos núcleos de intabilidade surgiram ontem.Estas instabilidades eram tão intensas que alcançavam o extremo de refletividade do radar.Tal instabilidade avançou RS a dentro vindo da fronteira com o Uruguai.Essa instabilidade poderia gerar inclusive tornados, granizo e ventania


Imagem da tarde de ontem
























O radar argentino também mostrava intensa instabilidade


























Em São Gabriel nuvens escuras começaram a aparecer por volta das 17 horas.Conforme a instabilidade avançava o número de raios e relâmpagos aumentava.A chuva chegou intensa por volta das 20h.Após algum tempo calma a chuva retornou torrencialmente por volta das 22h.



video



Em Santana do Livramento choveu 65mm em apenas uma hora.Em Artigas e Quaraí as rajadas de vento foram acima de 80km/h.Abaixo chuva no RS:




  • Livramento.........................91,4mm
  • Vila Nova do Sul.................85,0mm
  • Santa Margarida do Sul.....80,0mm
  • Santa Maria........................77,4mm
  • Alegrete...............................75,0mm
  • São Gabriel.........................72,2mm

Imagem do RINDAT mostra explosão elétrica no RS
























Imagem de realce de temperatura





















Abaixo imagens de radar




























*Não há imagens apartir deste horário, devido problemas no radar.



Hoje o tempo será instavel, com períodos de sol.Não se pode descartar novos temporais em todo estado.O calor ainda segue servindo como combústivel para novos núcleos tempestuosos, capazes até de gerar granizo.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Alerta: para temporais, chuva forte e ventania



O alerta de chuva forte e intensa, temporais, ventania e granizo se deve a chegada de um frente fria, vinda do Prata.A semana será marcada pela instabilidade que segundo alguns modelos tende a parar somente sexta.
Ontem o Prata sentiu mais uma fez a ação de tempestades severas.Incluindo a formação de um Meso Ciclone ( que causa tempestades severas e tornados).Houve queda de granizo gigante chegando a 7cm.
No Uruguai a cidade de Durazno sofreu danos de um tornado.Quem chegou lá por volta das 7h da noite.Segundo a MetSul Meteorologia não se descarta tornados no Uruguai nas próximas horas.
Eventos extremos com potêncial de gerar danos não podem ser descartados aqui no RS, entre hoje e amanhã.
Alguns modelos sugerem mais de 100mm até dia 22 para São Gabriel.E em alguns locais do RS já choveu hoje:
  • Chuí.................................46,6mm
  • Jaguarão.........................12,6mm
  • São José do Norte..........10,0mm
  • Rio Grande.......................9,0mm
  • Livramento......................3,6mm
  • Canguçu............................2,6mm
  • Santa Maria.....................0,2mm

Modelo GFS, passa a indicar de 50 a 75mm, até dia 26.
























A instabilidade no Prata ontem podia ser notada devido a grande refletividade do radar






















A frente agora ativa a convecção, novos núcleos de intabilidade se formam a todo instante, não se pode inclusive descartar temporais aqui e na região.O forte calor que segue desde sábado (chega a 33.6ºC hoje em São Gabriel) serve como combústivel para novos núcleos e tempestades severas.

Imagem da manhã mostra alguns núcleos convectivos

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Frio antes de instabilidade

uO ar frio que foi inpeulsionado pelo ciclone teve seu pico esta madrugada as menores marcas foram registradas na seguintes cidades:

Frio no RS:
  • Quaraí....................7,2ºC
  • Alegrete.................7,3ºC
  • São Gabriel...........8,3ºC
  • Livramento...........9,1ºC

Esse ar frio tem pouca extensão e deve enfraquecer apartir de hoje.E no fim de semana espera-se calor acima de 30ºC.O forte calor terminará com a chegada de uma frente fria segunda.A frente atinge já domingo o sul e chega a São Gabriel na segunda.Há previsão de intabilidade até quinta, com o tempo voltando a melhorar segundo alguns modelos sexta.O modelo GFS em sua última saída indica altos modelos para o RS até próxima sexta.O modelo indica de 50 a 100mm em São Gabriel, além de 150mm no oeste catarinense e de 50mm a 100mm no resto do estado.

Modelo GFS

























Um ciclone extra-tropical provocou chuva e ventos fortes no Uruguai.Chegando a alcançar em Montevidéu 100km/h e em Maldonado 120km/h.
Alguns volume altos foram registrados:
  • Villa Rodriguez....................73mm
  • 25 de Mayo..........................72mm
  • San Jacinto...........................70mm
  • Solis de Mataojo..................65mm

O ciclone não chegou a ser muito intenso com pressão central pouco abaixo de 1000hPa.Mas pela sua estrutura provocou estragos de um ciclone mais profundo.O campo de vento intenso ficou limitado apenas ao Rio da Prata e o Uruguai.

O Ciclone imprensionou pela sua simetria e organização:

Carta Sinótica





















Fonte:MetSul

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ar frio derruba temperaturas

A Frente Fria como previsto trouxe mais nuvens do que chuva.A instabilidade se concentou mais no Uruguai e na Argentina, onde um centro de baixa (ciclone) se encontrava.Esse ciclone hoje avança para o oceano Atlântico.



Imagem de satélite mostra ciclone


























A chuva foi muito pouca em todo estado.Mas, na Argentina e no Uruguai altos volumes caíram.


Chuva no RS:


  • Quaraí....................6,6mm
  • Bagé.......................4,8mm
  • Livramento...........2,4mm
  • Uruguaiana...........1,6mm
  • Caçapava..............1,6mm
  • Santa Maria..........1,2mm
  • São Gabriel............0,4mm

























Chuva na Argentina e no Uruguai:


  • Rosário-ARG.........66mm
  • Buenos Aires.........40mm
  • Flórida-UR............36mm
  • La Plata-ARG.......36mm
  • Mercedes-UR.......32mm
  • Paraná...................31mm


O ciclone extra-tropical que esta na costa Argentina impulsiona um ar mais frio, que já chegou aqui na região da campanha e da fronteira oeste.Hoje de manhã aqui em São Gabriel com o vento, a sensação térmica era de apenas 8ºC.E se espera que esfrie mais esta noite, devendo fazer 9ºC em São Gabriel.



Frio no RS:


  • Livramento..............9,8ºC
  • Urugauiana............10,0ºC
  • Quaraí.....................10,5ºC
  • Caçapava................11,7ºC
  • Bagé.........................11,9ºC
  • Alegrete..................12,5ºC
  • Santa Maria...........14,1ºC
  • São Gabriel.............14,4ºC

Ciclone na Argentina


























Após passagem da frente algumas nuvens restaram no céu



















No fim de semana a previsão de calor perto e acima dos 30ºC.O forte calor dará lugar a intebilidade já na segunda.Alguns modelos sugerem que o tempo abra somente na próxima quinta-feira, ficando desde segunda a quarta com nebulosidade e chuvas.

O modelo GFS até a próxima quinta indica chuva de 50mm a 75mm, mas os maiores volumes ficariam para o norte do RS e oeste de SC, onde pode ser registrado 150mm.






















CPTEC/INPE adquirem novo super computador de 50 milhões






















Novo supercomputador dará salto de qualidade às previsões meteorológicas e ambientaisCom a aquisição do novo supercomputador, o CPTEC/INPE passará a gerar previsões de tempo mais confiáveis, com mais dias de antecedência, e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 quilômetros na América do Sul e 20 para todo o globo. Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, granizo, geadas, nevoeiros, ventos fortes, ondas de calor, entre outros.Estas melhorias serão perceptíveis aos usuários das previsões quando a nova infra-estrutura computacional de alto desempenho do CPTEC entrar em operação no início do próximo ano. O novo supercomputador será fornecido pela Cray Inc., empresa norte-americana, vencedora de licitação internacional, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).Com este novo suporte computacional, que amplia em 50 vezes a capacidade de processamento do CPTEC, será possível a implementação de uma série de inovações já em curso. A atual infra-estrutura computacional está operando no limite de sua capacidade, o que tem impedido a incorporação de avanços já desenvolvidos nas áreas de modelagem numérica, assimilação de dados, química e aerossóis, atmosfera e oceanos, que deverão trazer melhorias às previsões de tempo e clima.Com o novo supercomputador, com velocidade de pico de 244 Teraflops por segundo (TFlops/s), será possível rodar modelos de maior resolução espacial. A previsão de tempo gerada pelo modelo regional ETA, atualmente com resolução de 20 quilômetros, passará a ser de 5. Ou seja, será possível ampliar o detalhamento das previsões para áreas em todo o País, como já é feito para algumas regiões de São Paulo e do nordeste do Brasil.O ganho de qualidade das previsões de tempo será obtido ainda com o aperfeiçoamento da técnica ensemble, ou previsão por conjunto. Esta metodologia, que leva em conta a natureza caótica da atmosfera e o alto grau de incerteza em relação ao seu estado ao longo do tempo, tem como base o processamento de diferentes condições iniciais da atmosfera. Atualmente, o CPTEC utiliza 15 diferentes membros que correspondem a 15 previsões iniciadas a partir de estados ligeiramente distintos da atmosfera. O aumento da capacidade de processamento, com o novo supercomputador, tornará possível elevar o número de membros para 50, o que deverá definir melhor o grau de certeza e de incerteza sobre as tendências meteorológicas, gerando previsões de tempo, clima e de qualidade do ar mais confiáveis.Como resultado do aperfeiçoamento desta metodologia, será possível também obter previsões para períodos mais longos, além de aumentar a confiabilidade de prognósticos de eventos extremos, como por exemplo, chuvas intensas, que costumam provocar alagamentos nas grandes cidades e deslizamentos de encostas em áreas de risco.Em outra frente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a nova base computacional irá permitir a implementação de um moderno sistema de assimilação de dados, que tem como objetivo incorporar dados meteorológicos de observação aos modelos de previsão. Este sistema tornará possível a inclusão de novos dados de satélite aos modelos, elevando o volume de dados assimilados em duas ordens de grandeza (de 200 mil para 15 milhões, aproximadamente). Será possível, com isso, melhorar a qualidade das condições iniciais dos membros do ensemble e, consequentemente, das previsões de tempo.





Os números do novo supercomputador
CPUs:
1272 nós, cada nó com 2 Opteron 12 core de 2GHz, cada nó com velocidade máxima de 192 GFlops/s, 32 GB de memória e rede SeaStar2, totalizando 30528 cores



Desempenho:
Máximo: 244 TFlps/sEfetivo: 15,8 TFlops/s



Disco primário:
Sistema de arquivos com 866 TB líquidos, acessíveis à 320 Gbs



Armazenamento Secundário:
3,84 Petabytes (PB) em discos SATA, biblioteca de fitas com 8.000 slots com 8.000 fitas LTO4, 6 PB de fitas



Processamento Auxiliar:
20 nós, cada nó com 4 Opteron 4 core de 2,7 GHz, 128 GB de memória com desempenho SPCE agregado de 3760



Acesso Interativo:
13 nós, cada nó com 4 Opteron 4 core de 2,7 GHz, 128 GB de memória com desempenho SPEC agregado de 2.444



Espaço físico, energia e refrigeração:
Ocupa 100 m2, requer 639 Kw de energia, refrigerado a ar com dissipação máxima de 550.000 Kcal/h

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Frente Fria chega hoje

A Frente Fria que se encontrava ontem no Prata avança para o norte, chegando a fronteira com o Uruguai agora a tarde.Em São Gabriel já se percebe a chegada da frente.Agora as 14:25 nuvem negras já aparecem a oeste da cidade.A chuva deve ser pouca, mas não se descarta temporais isolados.A frente desde ontem se desorganizou e perdeu força, mas a altas temperaturas de ontem favoreceram o aumneto de umidade, daí o risco de temporais.
Carta Sinótica
O Inmet ainda maantém alerta de chuva forte na campanha e no litoral sul, ventos moderados e fortes na campanha, centro e litoral sul.Este vento deve variar de 60 a 80km/h.


Modelo GFS ainda indica volumes de 20 a 40mm em São Gabriel, mas não se descarta também volume de 50mm.O destaque da saída de hoje é os volumes de 50 e 75mm na Fronteira com o Uruguai.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Calorão antes da Frente Fria

O forte calor segue atuando aqui na região, ontem fez 33ºC em São Gabriel, a entrada de ar mais quente.Amanhã uma Frente Fria avança sobre o RS.Essa Frente não deve ser intensa, mas deverá provocar chuva e temporais isolados.


Ontem a Frente ativou instabilidade na Argentina como se vê na imagem a abiaxo.O radar de Canguçu também registrou nebulosidade.













































A Frente Fria agora se encontra no Rio da Prata e deve chegar a São Gabriel amanhã, provavelmente da manhã para a tarde, mas não se descarta que ela chegue mais cedo.

O modelo NCEP segue indicando até o dia 20 de abril, de 20 a 40mm.


























A frente se encontra agora no rio da Prata.


























Calor hoje na Campanha:
  • São Gabriel....................32,3ºC
  • Urugauiana....................31,5ºC
  • Quaraí............................31,4ºC
  • Santa Maria..................30,8ºC
  • Jaguarão........................30,1ºC
  • Bagé................................29,3ºC
  • Livramento...................28,3ºC

Abaixo o mapa com a pressão atmosférica em algumas cidades (pressão não é corrigida ao nível do mar).



















Hoje o INMET divulgou Alerta Meteorologico para o RS.Alerta-se para ventos fortes de 60 a 80km/h no centro e leste do Estado e para chuva moderada e forte com trovoada e ventos na campanha e no litoral sul.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...