Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Chuva no RS e ciclone no mar

A aprofundamento de um sistema da baixa pressão na província de Buenos Aires nesta sexta-feira trará impactos ao RS.
Amanhã o fluxo de ar quente com o vento norte eleva as temperaturas no oeste e norte do estado para 30ºC.Com a formação de um ciclone na costa argentina a instabilidade alcança a fronteira do RS com o Uruguai já na próxima noite.
Ao longo do sábado o ramo frontal do sistema avança sobre o estado e traz chuva que pode ser localmente forte, com risco de temporais isolados.
Os maiores acumulados ficarão no norte do RS na divisa com Santa Catarina, onde a chuva deve variar de 40mm a 80mm.Para a região não se espera acumaldos muito altos, devendo variar de 5 a 20mm.
O risco de temporais não pode ser afastado aqui no RS, mas a possibilidade de tempestades severas (com chance de vendavais e chuva intensa) se concentra no centro enorte argentino e em grande parte do Paraguai.
Após a passagem do sistema frontal uma massa de ar mais seco avança derrubando as temperaturas em todo RS no começo da próxima semana, variando de 8ºC a 3ºC.Com a baixa umidade e o ar mais frio, as manhãs seram geladas e tardes amenas.
Previsão MBAR para sábado indica queda de temperaturas após passagem da frente
Previsão Regional - 4 dias

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Semana de eleição terá ciclone no dia 31

A semana da eleição começa com tempo bom devido a uma massa de ar mais frio e seco que avançou sobre o RS após a passagem de uma frente fria fraca ontem sobre o estado.
A temperatura que não chega a ser muito baixa, começa a se elevar ao longo da semana, precedendo o retorno da chuva na sexta feira.
Na sexta um centro de baixa pressão se desloca do Paraguai e do norte Argentino em direção ao mar instabilizando o tempo pelo oeste do estado.O modelo GFS, em sua última saída, coloca chuva de 30 a 40mm para a região de São Gabriel.
Mas os modelos ETA e Europeu de prognóstico colocam a formação de um ciclone pela baixa já comentada.Esses modelos, principalmente o ETA colocam uma baixa intensa com pressão de 994hPa, perto da costa o que levanta o alerta para o extrmo-sul gaúcho, principalmente no Chuí e em Santa Vitória, para o risco de ventania e ressaca.
Modelo ETA indica ciclone perto da costa no domingo de eleições
Após dia 31 e a passagem da frente associada ao ciclone os modelos indicam o avanço de uma nova massa de ar frio que pode ser forte.Derrubando as temperaturas no ínicio de novembro.
Previsão 3 dias

Nucleo instavél traz chuva forte para São Gabriel

Na sexta feira a formação de uma frente fria fez com que se formasse uma área de instabilidade com maior desenvolvimente vertical que o resto do sistema, atingindo -40ºC em seu topo.
Tal área alcançou São Gabriel por volta das 19h, trazendo chuva forte, raios e trovoadas para a região.
Em São Gabriel foram cerca de 10mm em apenas 15 minutos, totalizando 22 até as 23h da noite de sexta.
Em Vila Nova do Sul e Santa Margarida houveram pontos onde não houve chuva e dependendo do local do munícipio a chuva variou de 15 a 30mm.





As imagens de radar e do sistema RINDAT detectaram as áreas de chuva que se desenvolveram ao longo do sistema frontal.A imagem de satélite com realce abaixo trambém mostra os núcleos intensos no Centro-Oeste Brasileiro onde choveu forte.






sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tornado mata e fere na Argentina

Com o avanço de uma área de baixa pressão para leste, áreas de instabilidades intensas surgiram no Paraguai, Argentina e oeste paranaense.
Tais áreas geraram um tornado, que atingiu a localidade de Pozo del Tigre na procíncia de Formosa, no norte da Argentina, por volta das 18h15.
Segundo informações oficias seis pessoas morreram devido o fenomeno e mais de 100 ficaram feriadas, sendo 20 com gravidade.
Segundo meios de comunicação argentinos como o jornal Clarín, cerca de 70% do povoado ficou destruido.Tendo árvores arrancadas, antenas derrubadas e rede elétrica danificada o que deixou o local sem energia.
Localização de Pazo del Tigres
Imagem de satélite com realce de temperatura mostra núcleo intenso com temperatura no topo muito baixa sobre a região
Aqui no RS, tais áreas de instabilidade provocaram pouca chuva até agora, trazendo somente cobertura de nuvens e tempo abafado devido a umidade alta.Na região da Campanha e principalmente na região de Santa Vitória do Palmar o sol deve aparecer por alguns perídos.
Amanhã ainda segue o risco de chuva localiza, mas sem grandes acumulados.Apartir de segunda a mínima cai um pouco para volta dos 10ºC, mas não baixa disso aqui na região, que terá temperatura em torno ou acima dos 25ºC em toda próxima semana

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nebulosidade após calorão

Uma massa de ar quente avança para o RS hoje, o que garante que as máximas alcancem 33ºC em alguns pontos do norte e oeste do estado, inclusie aqui em São Gabriel.
Mas áreas de instabilidade avançam da Argentina e provocam pancadas de chuva em quase todas as regiões do estado amanhã.A chuva deve ser irregular e pouco volumosa.Alguns locais podem até nem registrar chuva, e os maiores volumes iram variar de 10 a 20mm.
Mesmo após a chuva a temperatura não cai, e o domingo e começo da semana serão de marcas altas.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Semana de tempo seco e de sol

Após o avanço de uma frente fria fraca na tarde de ontem que trouxe maior cobertura de nuvens e garoa no norte e leste.Uma massa de ar frio avança e derruba as temperaturas neste começo da semana.
Com o ar seco as manhãs ainda seram um pouco frias, mas ao longo da semana a temperatura sobre graduativamente e faz calor com as temperaturas em torno dos 30ºC.

Mesmo com as temperaturas altas neste coemço de semana, os modelos projetam até a próxima semana.Com o retorno da chuva no fim de semana as temperaturas caem e voltam a ficar amenas, mas não chega a fazer frio.
Previsão 3 dias



domingo, 17 de outubro de 2010

Estância da Canção Gaúcha em São Gabriel - Ao vivo

Não podia deixar de noticiar sobre um evento que ocorre aqui me São Gabriel e que hoje tem sua noite final.É a Estância da Canção Gaúcha, que hoje tem seu último dia.
Um dos maiores festivais de música regional do estado que se encontra em sua décima sétima edição, e que este ano ocorre no estádio municipal.
Pra quem gosta da música gaúcha ontem a noite serão 15 músicas que seram apresentadas e o começo do festival será as 20h30.Após haverá show com Elton Saldanha.

Você pode acompanhar a Estância através:

TV SÃO GABRIEL
Ao vivo com seis cameras no Estádio Municipal apartir das 20h30

TwitCam
Com os bastidores ao vivo

Radio Sul

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fim de semana será agradável

Após a chuva de quarta feira que atingiu 10mm aqui em São Gabriel e teve como acumulados mais altos 30mm no norte do estado.Devido o centro de baixa que instabilizou o tempo houve granizo em Nonoai.
Hoje a amanhã a circulação de umidade traz nuvens e a temperatura mínima se mantem amena e a máxima fica em torno dos 25ºC.
Somente apartir da noite de domingo que a temperatura cai com o avanço de ar mais frio e seco associado a um centro de alta pressão.
Não fará tanto frio quanto na última segunda e em terça, quando fez -4,1ºC na serra catarinense.As temperaturas na região não caem abaixo dos 5ºC aqui na região, ficando entorno dos 7ºC e 8ºC.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Chuva retorna ao RS

Ápos dias secos e de amanhecer frio, um centro de baixa pressão forma áreas de instabilidade que já avançam sobre o RS.
Amanhã a chuva, que ficará restrita ao oeste hoje, se expalhará por todo estado, com a formação de uma frente fria associada a um ciclone no mar.
Os acumulados para a região devem variar de 20 a 30mm.E o primeiro dia da Estância da Canção Gaúcha aqui em São Gabriel deve ser nublado e chuvoso.Não se descarta chuva pela noite na abertura do Festival.
No fim de semana os modelos indicam avanço de ar mais frio, que deve trazer manhãs frias e tardes agradáveis no começo da semana.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Segunda metade da semana será agitada

Atualização - 16:14


Intensas áreas de instabilidade "explodiram" agora a tarde com a queda de pressão atmosférica sobre a Argentina.Tais áreas que se encontram e surgem sobre a proivíncia de Entre-Rios na Argentina avançam em direção ao oeste gaúcho.
Lembrando que conforme já foi dito segue o alerta de temporal para o centro e o oeste gaúcho, com risco de chuva intensa e até de granizo.
Aqui em São Gabriel a temperatura segue alta e a cobertura de nuvens aumentou muito, é já é possível inclusive se escutar alguma trovoadas à oeste da cidade.


Risco de temporais entre hoje e amanhã

Imagens de satélite (visível e realce) msotram convecção sobre o RS e a Argentina.
A agitação nesta segunda metade da semana se dá com o avanço de ar mais quente do norte, que já traz 30ºC para São Gabriel.
No entanto ao longo da tarde um centro de baixa pressão avança em direção ao mar, cruzando sobre o Paraguai e o sul do país, o sistema cusará muita convecção principalmete sobre o Noroeste e Oeste do RS, onde se espera que núcleos temepestuosos se desenvolvam com o risco até de chuva de granizo e chuva intensa nestas áreas.


Modelos indicam chuva intensa no oeste

A chuva deve atingir também o centro e oeste do estado na noite de hoje.Para o norte do RS se espera acumulados de 70 a 100mm.Para a região os acumulados devem variar de 30 a 50mm.
Mas este sistema ao avançar sobre o mar se converterá em um ciclone extra-tropical na altura de Torres e Mostardas.O ciclone deve se aprofundar e na sexta deve atingir pressão de 994hPa em seu centro.Mas o alerta quando a este sisteama é o risco de ventania intensa no litoral gaúcho.
No fim de semana o mesmo ciclone inpulsiona ar frio para o RS, o que derrubará as temperaturas.Mas o frio não chega a ser intenso e não existe por enquanto o risco de geada.
Ao longo da próxima semana o ar seco garante a variação de manhãs entorno dos 8ºC e máximas de 25ºC.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Análise - Setembro 2010

O mês de setembro foi marcado pela temperatura não muito alta para a época e por um acumulado de chuva acima do normal.
Com o aumento da atividade frontal tanto quente, quanto fria trouxe dias com muito acumulado com no dia 13 quando uma frente quente rouxe chuva de 70 a 110mm para a região.
O ar mais seco no entanto predominou na segunda metade do mês.
Com a diminuição do avanço de massas de ar polar intensas a temperatura mínima ficou dentro da média, mas a temperatuas máximas ficaram 2ºC abaixo da média com o frequente avanço de massas de ar seco após a passagem de frentes frias.


*São Gabriel

01/09..........................36,0mm
02/09..........................22,0mm
03/09..........................20,0mm
11/09...........................22,5mm
13/09........................110,0mm
21/09............................2,0mm
28/09..........................20,0mm
TOTAL:.........232,5mm



*Vila Nova do Sul

01/09............................5,0mm
02/09..........................30,0mm
03/09..........................30,0mm
11/09.............................5,0mm
13/09...........................25,0mm
14/09...........................70,0mm
28/09...........................28,0mm
TOTAL:...........198,0mm


*Santa Margarida do Sul
01/09..........................30,0mm
02/09..........................20,0mm
03/09..........................20,0mm
11/09.............................5,0mm
12/09..........................20,0mm
13/09..........................25,0mm
14/09..........................90,0mm
28/09..........................27,0mm
TOTAL:.........237,0mm


Dados da Estação do Inmet em São Gabriel no mês de setembro
A chuva média que aqui na região fica entorno dos 140mm, foi superada em toda a região.Mas os modelos indicam um trimestre (Out-Nov-Dez) com chuva abaixo da média.
Com a intensificação do La Niña as chuvas devem diminuir já apartir de outubro, se tornando mais irregulares.

Previsão para os próximos 3 meses indica chuva, de 30% a 40% abaixo da média em todo Sul do País.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Temperatura sobe e chuva retorna na quinta

A temperatura se eleva mais apartir de hoje com o enfraquecimento do ar frio que trouxe inclusive geada para o território gaúcho.Segundo o Oitavo Distrito Meteorológico do INMET a geada foi registrada em Pelotas e em Bom Jesus.


Mínimas em São Gabriel
  • 1/10...................9,5ºC
  • 2/10...................9,9ºC
  • 3/10...................5,4ºC
  • 4/10.................10,7ºC
Apartir de amanhã as temperaturas sobem em todo estado passando dos 25ºC em todo centro e oeste do estado.Mas as maiores máximas devem ocorrer na quarta (mapa abaixo) quando faz 32ºC na Argentina e 28ºC e 29ºC no RS.


Junto com a temperatura mais alta vem a instabilidade.Quarta pode chover forte no Paraguai e oeste paranaense segundo os modelos.No Paraguai é grande a chance de tempo severo na quarta-feira.

No entanto a região aqui de São Gabriel não terá acumulados altos, em vista que os modelos projetam de 5mm a 15mm.Após a instabilidade da segunda metade da semana, as marcas caem novamente no fim de semana, quando pode fazer 6ºC.


Amanhã análise do mês de setembro

sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições seram marcadas pela temperatura baixa

No último post foi comentado sobre o predomínio do ar mais seco sobre o território gaúcho.Esta massa de ar ganhará o reforço de ar mais frio associado a um centro de alta pressão.
Com o ar muito seco e diminuição das nuvens que predominaram hoje, a temperatura cai muito na madrugada.Variando de 2ºC a 7ºC no terrítório gaúcho.Não se descarta geada na região de Bagé onde os modelos indicam 2ºC e no alto da Serra.
Para as Eleições se espera uma manhã muito fria, mas com o sol a temperatura se eleva beirando os 20ºC.
A temperatura amena segue na segunda, quando as mínimas ficam entrono dos 7ºC aqui na região.
A temperatura só se eleva mesmo na terça, com o enfraquecimento do ar frio, as máximas devem variar dos 25ºC aos 27ºC.Mesmo com esta elevação de temperatura apartir de terça, anomalia de temperatura (mapa abaixo) projetada para esta semana varia de -2ºC a -4ºC.
Previsão para a região
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...