Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Instabilidade ganha força e chuva pode vir forte

A instabilidade ganha formça hoje com o aprofundamento de um sistema de baixa sobre o centro uruguaio e parte da fronteira do RS com o país cisplatino.
A chuva que já foi volumosa nos últimos dias pode vir de forma torrencial em alguns pontos do RS, com chance de tempestades conforme foi adianto aqui no último post.Não se descarta tempestades aqui na região.
As temperaturas não sobem muito entre hoje e amanhã, ficando a máxima entre 26ºC e 29ºC, a mínima não baixam ficando entre 18ºC e 22ºC.O céu vai estar nublado nos próximos dias com eventuais aberturas de sol apartir de sexta, pancadas de chuva de intensidade variada em alguns locais.

Chuva no RS, últimos dois dias:

  • Jari...........................................106,0mm
  • Getúlio Vargas........................101,0mm
  • Alegrete.....................................92,0mm
  • Santiago.....................................87,2mm
  • Novas Petrópolis......................67,0mm
  • Guabiju......................................65,0mm
  • São Gabriel...............................26,5mm
  • Santa Margarida do Sul............5,0mm
  • Vila Nova do Sul.........................3,0mm

A instabilidade predomina até no mínimo terça-feira da semana que vem.Como pode ser visto nos acumulados registrados alguns locais já alcançaram 100mm, mas as precipitações podem chegar a 150mm nos próximos dias, pricipalmente no litoral norte e numa faixa que vai desde São Borja a áreas do centro do estado.Mais de 100mm podem ser registrados em grande parte do RS e no extremo sul.
Em São Gabriel não se pode descartar até 100mm, como o GFS colocou em 3 rodadas de ontem.A região também deve ser afetada pela instabilidade da baixa no fim de semana, quando o sistema desloca-se para o mar, pdoendo dar origem a um ciclone extra-tropical no começo da próxima semana.
Bagé que é uns dos locais mais afetados pela estiagem pode ter mais de 50mm, sendo as precipitações mais abundantes no fim de semana com chance de temporais na região sudeste do RS.

GFS : precipitação 7 dias


Previsão do GFS para tarde de hoje indica grandes acumulados entre Alegrete e São Gabriel, com chance de até 60mm em 6 horas.

Instabilidade avançou pela fronteira oeste ontem, como também na última segunda feira. Sistema de baixa tra aporte de umidade amazonica para o norte e centro do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...