Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Semana de instabilidade forte

Uma frente fria que trouxe 113mm de chuva em Costa del Plata no Uruguai no último sábado, se desloca pelo mar hoje.O sistema influência uma massa de ar quente e instável a produzir núcleos de chuva forte localizados com chance de tempestades de verão, com chance maior no oeste, centro, norte e serra.
Na região de São Gabriel entre terça e quarta a sensação será de abafamento, com temperaturas máximas entre 29ºC e 32ºC.A mínima fica entre 19ºC e 21ºC, o céu deve ter variação de nuvens com chance de pancadas isoladas e risco de temporal.Na quinta ainda haverá abafamento, mas devido maior cobertura de nuvens a temperatura varia pouco, com máxima de 28ºC e mínima de 22ºC.Os acumulados na região podem chegar aos 50mm até sexta-feira.
Temporais fortes podem ser registrados ao longo desta semana, que deve registrar altos volumes de chuva em alguns locais.O modelos WRF (animação abaixo) indica maior precipitação no oeste e norte do RS, principalmente nas áreas de fronteira com a Argentina.
O aporte de umidade pelo Jato de Baixos Níveis vai trazer ar bastantes úmido para o norte, centro e oeste do RS, justamente onde devem se concentrar os maiores acumulados.
Em regras nenhum local esta fora do risco de tempestades e de chuva extrema, nem São Gabriel e região. Existe o risco de 200mm de chuva em alguns pontos.
O modelo GFS indica muita chuva entre o norte e centro oeste gaúcho e centro argentino, onde pode chover entre 40mm e 180mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...