Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ar seco derruba temperaturas antes da volta da instabilidade

O avanço de uma massa de ar seco associada a um centro de alta pressão, derrubou as temperaturas em todo estado do Rio Grande do Sul.Pela primeira vez no ano a temperatura baixou dos 20ºC em São Gabriel, a mínima hoje na cidade foi de 16,8ºC.
No Uruguai também houve uma queda de temperatura, mas muito mais acentuada que aqui no RS.Chegando marcas até um dígito.
  • Flórida.................8,2ºC
  • Durazno...............9,2ºC
  • Punta del Este...11,0ºC
  • Motivedéu..........13,0ºC

No RS o ar seco não derrubou tanto as temperaturas, mas trouxe ar mais freco a vento sudeste.

  • Bagé....................12,2ºC
  • Livramento........13,2ºC
  • Chuí.....................14,1ºC
  • Jaguarão.............14,2ºC
  • Canguçu..............14,4ºC
  • São Gabriel.........16,8ºC
  • Porto Alegre.......19,2ºC
O mês de Janeiro que terminou a pouco foi marcada pelo calor e pela presença de ar tropical que manteve as pancadas de chuva todos os dias em praticamento todo estado.Em Porto Alegre assim como em São Gabriel a temperatura mínima não baixou dos 20ºC, na capital este foi o janeiro mais quente desde que começaram as medições.No litoral norte foi o janeiro mais quente em 73 anos.Em São Gabriel a média de temperatura ficou em íncriveis 27ºC, com média de umidade em 70%.As pancadas que ocorreram neste mês aliviaram a seca na reigão de Bagé e na Campanha gaúcha, mas não reverteram o quadro.Esta semana a vizinha Rosário do Sul decretou situação de emergêncaia se juntando a outras 14 cidades.Houve queda de granizo duas vezes neste janeiro em Vila Nova do Sul, onde em apenas um dia alguns pontos registraram 100mm.
O La Niña prossegue no Pacífico o que vai influenciar o começo de inverno.A ''menina" no Pacífico mantém a irregularidade nas chuvas e pode permitir a incurssão de fortes massas de ar seco que podem baixar as temperaturas, mas ao mesmo tempo a presença de períodos com maior umidade podem trazer chuva abundantes em alguns locais, com risco de temporais fortes.Em regra o calor prossegue com possibilidade de marcas altas.

Janeiro de 2010 - Estação Inmet de São Gabriel
Chuva acumulada : 118mm
Umidade média : 70%
Temperatura média : 27ºC
Temperatura máxima registrada : 38ºC dia 17 (com o termometro de rua batendo 40ºC)Tempertaura mínima registrada : 20ºC

Estações do INMET - Janeiro de 2011
Chuva acumulada
Média de temperatura

Maior temperatura registrada
Menor temperatura registrada

O ar seco perde força apartir desta quinta-feira e massa de ar tropical avança novamente para o RS, trazendo calor e umidade.Retornam as pancadas de chuva apartir do oeste e norte.
As temperatura sobem principalmente no oeste, ultrapassando os 35ºC e podendo até alcançar os 38ºC em alguns pontos, inclusive em São Gabriel.
As pancadas retornam enquanto uma frente fria avança pelo província de Buenos Aires. O sistema frontal avança para o norte podendo trazer temporais com vento e granizo, mas o sistema não chega a ser intenso e ao avançar para o RS entre sexta e sábado traz pancadas de chuva que podem ser intensas e até mesmo temporais.São Gabriel e região não estão livres de aguaceiros e eventuais temporais com rajadas de vento. Em Uruguaiana a presença de um sistema de baixa na Argentina deve trazer acumulados maiores.
No sábado e domingo a frente se intensifica e pode chover forte na região da Campanha com o reforço de um sistema de baixa pressão.Pode chover até 30mm entre o centro do Uruguai e o centro gaúcho.Novamente pode ocorrer temporais e em via de regra nenhuma região gaúcha esta livre de tempo severo.
Para São Gabriel e região o GFS indica cerca de 30mm, mas pode chover mais em alguns pontos e menos em outros locais.As temperaturas segue entorno dos 30ºC com sensação de abafamento ao longo do fim de semana.
A instabilidade deve durar até o dia 10, com chance de chuva em todas as regiões gaúchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...