Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nuvem escudo em São Gabriel na última quinta

Na última quinta-feira a circulação de umidade do ciclone que se formou próximo a costa sul do Rs trouxe pancadas de chuva para a região.Nuvens convectivas (cumulus congestus e cumulunibus) trouxeram chuva de forma localizada na cidade de São Gabriel.
Exatamente as 16:52 era vísivel na parte oeste da cidade uma possível formação tornádica para quem olhasse, até mesmo quem tem algum conhecimento meteorológico se permitiria a dizer no momento que era uma nuvem funil.Mas durante o tempo que a nuvem esteve no céu, cerca de 2 minutos, não houve rotação.Se tratando de uma nuvel-escudo.
Imagens:
Mesma instabilidade trouxe chuva de 4,2mm na Estação do Instituto Nacional de Meteorologia localizada próxima a margem do Rio Vacacaí.(Radar abaixo)
Casos de nuvem-escudo são facilmente confundidos com nuvens funil.As nuvem escudo se forma como resultado da precipitação e umidade da base da nuvem.
A nuvem funil por sinal se dá no "updraft" da nuvem, que é a entrada de ar quente no sistema convectivo.E sempre apresenta rotação.
Segundo o Serviço Meteorologico Americano, em seus treinamentos para observadores meteorlogicos, é respirar fundo e observar a nuvem por um minuto ou dois.
Falsa nuvem funil nos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...