Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 5 de abril de 2011

Frente fria provoca instabilidade e granizo em Vila Nova do Sul


A manhã de segunda começou até mesmo com temperatura mais baixas, 13,5ºC aqui em São Gabriel.Mas ao longo do dia a temperatura foi subindo até chegar aos 30ºC por volta das 13h.



O avanço de um sistema frontal ativou áreas de instabilidade próximas a Lavras do Sul.Estas áreas se intensificaram e se deslocaram para norte-nordeste.

Por volta das 15h a temperatura chega aos 31ºC na Estação do Inmet de São Gabriel que registra pressão em 1005hPa.A convecção que se levantava ao sul se aproximava trazendo o barulho das trovoadas para a região.

A instabilidade mais forte se deslocou pelo leste da cidade, mas por volta das 15h40min chegava a Vila Nova do Sul uma forte e poderosa área de instabilidade, que trouxe granizo, vento e chuva torrencial.Segundo informações no distrito de Laranjeira as pedras de gelo eram pequenas, mas a chuva acumulou 20mm em cerca de 15 minutos.Houve destelhamentos e quedas de árvores no município devido ao avanço da instabilidade que detinha característica de supercélula que segundo relatos apresentava rotação.



Detalhe da instabilidade com características de supercélula que trouxe granizo




Animação do radar, mostra avanço das áreas de instabilidade



Fotos do avanço da tempestade apartir daqui de São Gabriel

Imagem do fim da tarde mostra a dimensão e tamanho da nuvem


Satélite Terra de alta resolução registrou núcleo em sua passagem sobre o RS na tarde de segunda


Em São Gabriel também choveu forte com 4mm em menos de de 3 minutos.



O sistema frontal ao se deslocar para norte ativou mais instabilidade sobre o RS, em Porto Alegre as rajadas de vento chegaram aos 60km/h.São José dos Ausentes teve vento de mais de 90km/h e queda e acumulo de granizo.O granizo também se fez presente em Soledade (com acumulação), Alegria, Entre Ijuis, Nova Santa Rita, Santo Ângelo.O avanço da frente provocou muitos danos em Nova Santa Rita onde cogitasse que um tornado tenha atingido o município.


Após a passagem da frente ar mais frio e seco avançou sobre o RS, trazendo mínimas baixas ontem (5) e mais baixas ainda hoje, dia 6, na tabela abaixo:



O predomínio do ar frio ainda deve trazer manhãs frias na quinta e na sexta, com variantes entre 8ºC e 12ºC nas mínimas e de 24ºC a 29ºC nas máximas para a região da Campanha.Nos Campos de Cima da Serra ainda pode ocorrer geada mas de formar muito localizada, no Norte e Serra as mínimas devem variar entre 6ºC e 8ºC.


Um comentário:

  1. Show de informações e imagens Murilo. Cara, tu consegue me passar o link onde tu consulta as imagens de alta resolução do satélite Terra? Procurei isso e não acho... valeu! Daimar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...