Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Outono de 2011 : Muito granizo na região

O outono que começou em 20 de março, tem sido marcado pelo granizo aqui na região.Desde que a estação começou foram 6 quedas de granizo aqui na região, sendo duas em São Gabriel (20/04 e 10/05); duas em Vila Nova do Sul (04/04 e 22/05) ; uma em Rosário do Sul (20/05) e a mais recente em Santa Margarida do Sul (10/05).
No ano passado a Metsul meteorologia apresentou uma tendência que foi comentada aqui no blog, esta associava maior queda de granizo ao fenômeno La Niña, que torna a atmosfera mais fria e com nível de congelamento do vapor em níveis mais baixos.


Ocorrências de granizo:

Vila Nova do Sul (04/04). Clique aqui

Rosário do Sul e São Gabriel (20/04) ; Vila Nova do Sul (22/04). Clique aqui


O último caso de granizo aqui na região se deu no dia 10 de maio, em Santa Margarida do Sul, sendo que São Gabriel também foi atingida.Mas no município margaridense a chuva de granizo acumulou em alguns pontos e houve registro de pedras com 5cm de diâmetro.

A célula (imagem do radar, abaixo) que atingiu refletividade máxima de 75dBz pelo radar de Santiago, se formou por volta das 4h20min da madrugada do dia 10, atingindo a cidade por volta das 5h.Não houve registro de ventania, mas o granizo provocou danos nos telhados de diversas residências.



Manchete de jornal local noticiou temporal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...