Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Após calor, frente fria traz refresco

Os últimos dias foram de muito calor, sendo registrada em Santa Rosa a maior temperatura dos últimos anos no Rio Grande do Sul. Na estação particular, do parceiro Ilson Tessaro, foram 41,8ºC.
Na Argentina o calor também foi intenso na quarta-feira, tendo a cidade de La Rioja, registrado 46ºC. Mas em território argentino o tempo já mudou no mesmo dia. A formação de tempestades pré-frontais trouxe vento de quase 100km/h em Buenos Aires.



Agora a frente fria se aproxima do RS, estando neste momento sobre o Uruguai (carta sinótica acima). Porém ontem a região de Uruguaiana teve chuva desde as primeiras horas do dia, inclusive com registrado de 100km/h no aerporto da cidade. A mesma Uruguaiana desde ontem já tem totalizados 106mm, o que deve elevar o nível do Rio Uruguai que já estava baixo.

Ontem além das pancadas no oeste do estado, núcleos gerados pelo calor provocaram chuva também no norte e região de Porto Alegre. Após os 40ºC em Montenegro, dados do parceiro Daimar Coelho, a chuva chegou com vento e granizo na região metropolitana.


Hoje a instabilidade segue maior no oeste, onde já chove desde cedo. Porém a apartir da tarde de hoje, a frente fria começa a avançar podendo trazer chuva forte e temporais. O Cptec inclusive alerta para a região central, oeste e sul do RS, para a chance de temporais fortes e com granizo, que podem trazer prejuízos à população.

Amanhã no sábado o tempo começa a melhorar pelo final da manhã no extremo sul do estado, quando o vento sul ingressa ar mais frio proveniente de uma massa de ar frio marítima. Como já havia sido comentado, a noite de Natal deve ter sensação térmica baixa.

O dia 25 começa com mínima de 10ºC na Campanha (região de Bagé) e na Serra. Porém a temperatura chega aos 30ºC no norte do estado, o que vai se repetir ao longo da semana, onde o centro-oeste do Rio Grande do Sul terão calor.


Previsão Cptec:

Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, Cliatempo, NOAA

----------------------------------------------------

O Blog deseja um Feliz Natal aos internautas, e que a felicidade reine entre as pessoas também no ano que se aproxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...