Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Após tempestades e tornados, vem o calorão

A sequência de instabilidade trouxe mais atividade tornádica para o Rio Grande do Sul, mais uma vez em Rio Grande. Sendo mais um tromba d'água a tocar o solo devido a influência do vórtice ciclônico.


Tromba d'água ontem em Rio Grande
Ontem não entanto por pouco não houve mais uma ocorrência de tornado no Rio Grande do Sul, como o de Capivari do Sul nesta quarta-feira (foto abaixo)...

...Desta vez foi em Porto Alegre, que uma nuvem funil se formou, ao que tudo indica o funil não tocou solo , não configurando um tornado. A imagem abaixo mostra o belo funil que se formou ontem na capital do gaúchos:



Porém a instabilidade vai diminuindo e a chance de temporais cai bastante. O fim de semana vai ser de ascenção de temperatura, antecedendo uma semana de forte onda de calor.Previsões inclusive coloca m temperaturas de 40ºC para o Rio Grande do Sul em pelo menos dois dias.


No entanto não se pode descartar marcas superiores aos 40ºC. Segundo a Metsul, existe chance de tempo severo para a véspera de Natal, quando uma forte frente fria alcança o Rio Grande do Sul. O gradiente térmico entre a retaguarda e a dianteira do sistema deve ser alto, aumentando o potencial severo.



Previsão Cptec:

Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, Inmet, Climatempo, Zero Hora, Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...