Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Natal quente e tormentoso

O feriadão de Natal, marcado principalmente pelo calor, também proporcionou o registro de belas imagens das nuvens de tempestades que se formaram com o calor. Na segunda-feira as altas temperaturas e a umidade fizeram a sensação térmica ser bastante alta, atingindo 52°C em Pelotas e de 46°C em São Gabriel, onde a máxima foi de 37,8°C. No final da tarde sobre o oeste do estado se desenvolveram algumas nuvens de maior desenvolvimento vertical, ocasionando pancadas isoladas de chuva.



O vento norte soprou praticamente quase todo o dia 25, fazendo a temperatura subir rapidamente.Em Torres graças ao efeito de compressão adiabática, a temperatura chegou aos 41,2°C, enquanto a fronteira sul do estado já tinha chuva e temporais.Em Bagé as rajadas de vento chegaram aos 110km/h, provocando danos. Novamente algumas pancadas de chuva se formaram aqui na região, com registro de trovoadas.


Pelo final da tarde tempestades começaram a se organizar em linha sobre a Campanha gaúcha. As nuvens de desenvolvimento vertical ao alcançaram certa altitude passaram a desenvolver uma camada de cirrus, que são nuvens formadas por cristais de gelo, proporcionando um raro fenômeno de iridescência quando a luz é difratada em cores diferentes ao iluminar gotículas de água de forma oblíqua. As nuvens iridescentes duraram cerca de 15 minutos no céu, enquanto ainda havia a presença do sol. 



 

Pela noite a atividade elétrica se fez presente no céu, com relâmpagos e alguns raios antes da chegada da chuva, que veio forte sobre São Gabriel e municípios vizinhos. Desta vez o vento foi fraco, com rajada de 37km/h na estação local do Inmet. Durante a madrugada o sistema frontal se ativou e provocou chuva generalizada, com registro de 51mm em São Gabriel e de 90mm em Vila Nova do Sul.


Fonte : Inmet, Metsul

Um comentário:

  1. Belas imagens! Aqui no Paraná, a situação foi bem parecida, com a presença constante das gigantescas Cumulonimbus durante as tardes. Fortes tempestades ocorreram em nosso Estado, assim como aí no RS!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...