Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 25 de março de 2013

Aquecimento antecede nova massa de ar seco

O deslocamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) ontem sobre a Argentina favoreceu o desenvolvimento de células de tempestades, que em alguns pontos com potencial para queda de granizo, conforme as imagens de radar da província de Buenos Aires. E em San Antonio de Areco uma tempestade apresentou características de supercélula, inclusive na imagem abaixo notam-se o que se seriam pequenos funis embaixo de nuvem parede.



Este cavado se desloca sobre o estado a partir da próxima madrugada podendo trazer pancadas de chuva sobre o estado. A nebulosidade será menor no oeste e noroeste do estado, enquanto no centro-leste a mesma será maior assim como a chance de chuva. A conversão deste cavado em um vórtice ciclônico mantém a instabilidade com potencial para chuva forte localizada e até mesmo ocorrência de tornados e trombas d'água sobre ou próximo a Lagoa do Patos, de acordo com a Metsul Meteorologia.

Chuva é projetada amanhã no centro-leste do estado:

Ainda amanhã as temperaturas máximas serão mais baixas devido as nuvens, no entanto ao amanhecer a temperatura não cai tanto.Na quarta as rajadas o vento pode soprar com rajadas de sul, devido a aproximação e contraste entre uma área de alta pressão e o centro de baixa (vórtice ciclônico) que estará na costa. A nova massa de ar frio e seco associada a esta área de alta pressão provoca queda de temperatura a partir de quinta-feira, porém o litoral ainda deve ter nuvens. As mínimas do estado devem ser registradas na Serra de acordo com as previsões atuais, caindo para um dígito. Nas demais áreas a mínima deve ficar entre 10°C e 16°C com aquecimento pelo período da tarde, proporcionando dias agradáveis.

Previsão para São Gabriel:


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 27,9°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 16,5°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 86% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 38% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 28,8km/h (Estação do Inmet)


Fonte : Inmet, Metsul, NOAA, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet, Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...