Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ciclone se forma no primeiro dia de outono

O centro de baixa pressão citado na última postagem, já afetava a atmosfera sobre o Rio Grande do Sul ontem, com registro de chuva forte no norte do estado. Ainda na noite de terça-feira uma linha de tempestades avançou pelo oeste do Rio Grande do Sul com o deslocamento da área de baixa pressão sobre o estado. O radar detectou chuva forte atingindo o norte e o centro do estado nesta madrugada, porém os acumulados foram irregulares desde ontem, tendo acumulado de 116mm em Santo Augusto e de 20,8mm em São Gabriel. Apesar da refletividade das tempestades, não foi registrado nenhum dano nas regiões citadas.

Linha de tempestades avançou sobre o estado na madrugada

A pressão atmosfera caiu sobre o estado e segue em declínio nesta quarta, com a formação de um ciclone sobre o Uruguai. Em São Gabriel a pressão atmosférica que era de 1013hPa a meia-noite, é de 1007.3hPa agora as 16h, e está queda em contraste com um centro de alta pressão sobre o mar favorece a ocorrência de vento e agitação marítima no litoral.No Chuí as duas últimas atualizações da estação meteorológica local do Inmet indicaram vento superior a 70km/h.
Nas demais áreas do estado o ciclone afeta o tempo com a circulação de nuvens, que pode provocar pancadas de chuva isoladas e até fortes em pontos bastante isolados. O sistema se desloca para o mar amanhã permitindo com que o tempo abra no oeste do estado, o que permite as máximas ultrapassarem os 25°C, enquanto no litoral os efeitos do ciclone devem ser maiores, com a manutenção do mar agitado.

Ciclone se configura sobre o Uruguai:

Previsão para São Gabriel:



O outono, estação de transição que começou hoje as 8h02min, deve ser marcado pela variação de chuva e temperatura conforme as atuais previsões pro período. A  neutralidade no Pacífico Equatorial, sem a presença de El Niño ou La Niña, sinaliza a possibilidade de períodos e seco e chuvosos se alternando na estação que começa conforme a Metsul. Ainda segundo a empresa as ondas de frio devem seguir frequentes, com potencial para frio intenso no mês de maio, no entanto dias com calor intenso ainda podem ser registrados. 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Correio do Povo, Funceme, Ogimet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...