Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Após geada e frio, chuva retorna

O final de semana foi de bastante frio no Rio Grande do Sul, condição que pouco havia se repetido este ano. Houve o registro de geada aqui na região na sexta, no sábado e no domingo, com temperaturas não se elevando muito durante o período da tarde. Confira abaixo os registros meteorológicos de São Gabriel nestes dias.





No entanto a massa de ar frio perdeu força e o centro de alta pressão se deslocou para alto mar, favorecendo o escoamento de ar mais úmido e quente a partir do norte e em direção ao sul do Brasil. A mudança nas condições meteorológicas sobre a região já acarretou chuva isolada nesta terça-feira no estado gaúcho. Nesta quarta-feira as precipitações serão mais generalizadas sobre o território sul-riograndense devido a aproximação de um sistema frontal pelo litoral e a presença de uma área de menor pressão atmosférica em níveis mais altos da atmosfera no interior do continente.Conforme as projeções dos modelos de previsão, a região de fronteira com o Uruguai deve registrar os maiores acumulados, com até 40mm.
Com o enfraquecimento do ar mais frio, o dia começa com mínimas mais altas na região da Campanha, se esperando marca entre 14°C e 16°C para esta quarta. Mesmo com o potencial para chuva localmente forte e a presença de muitas nuvens, as máximas ficam entre 19°C e 21°C.

Projeção de chuva para o começa da manhã de quarta.


Na quinta-feira a instabilidade ainda se mantém, com potencial para chuva localmente forte. A manutenção da área de menor pressão atmosférica (cavado) favorecerá a condição para chuva em grande parte do estado, porém a precipitação não será generalizada e haverá irregularidade nos acumulados.Na região da Campanha mais uma vez as mínimas ficam entre 14°C e 16°C, com máximas que ficam entre 19°C e 23°C
No entanto o potencial para chuva se mantém na sexta-feira e pode continuar no sábado, quando a tendência é de uma maior aquecimento pré-frontal. De acordo com as atuais simulações do modelos o tempo somente deve voltar a ficar seco a partir do dia 6.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Meteobrasil

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Depois da chuva vem frio a caminho

E a chuva retornou ao estado do Rio Grande do Sul ontem, perdurando durante toda esta quarta-feira. A formação de uma frente fria e o ingresso de ar úmido pelo Jato de Baixos Níveis favoreceram a instabilidade, ocasionando altos volumes de chuva. Em diversas localidades a precipitação elevada provocou a crescente de arroios e córregos. Os maiores valores pluviométricos se deram numa faixa central do estado, com destaque para Santiago, Santa Maria e Caçapava do Sul.

Acumulados nas últimas 48h:
  • 139,2mm - Santiago
  • 134,2mm - Santa Maria
  • 129,8mm - Caçapava do Sul
  • 104,6mm - Mostardas
  • 98,8mm - Rio Pardo
  • 95,2mm - Ibirubá
  • 87,6mm - Santo Augusto
  • 84,8mm - Camaquã
  • 84,8mm - Cruz Alta


Em Vila Nova do Sul, município vizinho, a chuva provocou o alagamento de uma estrada na localidade de Três Passos. A água tomou conta da via, devido ao aumento do volume de água de um arroio próximo. Mas não temos a informação do acumulado de chuva na localidade.



Em São Gabriel a chuva não acumulou quantos em municípios vizinhos, totalizando 52,6mm nas últimas 48h. Mesmo assim as pancadas de chuva mais intensas fizeram a água cobrir o asfalto em algumas esquinas no centro da cidade. Foto : Valdir Borin.




Nesta quinta-feira o sistema frontal começa a se deslocar para o norte e o tempo começa a melhorar no oeste do estado, porém a partir do centro-norte gaúcho ainda pode chover localmente forte. O ar frio na retaguarda da frente é de forte intensidade e seu ingresso se dará com rajadas do vento Minuano, o que aumenta a sensação de frio.
A máximas será bastante baixas nesta quinta-feira, com a presença de nebulosidade e a influência do ar gelado, oscilando entre 11°C e 14°C na região da Campanha. Ainda não se pode descartar a ocorrência de garoa na região. Mas a temperatura cai ainda mais durante a noite, com registro de mínimas neste período e entre 5°C e 8°C.

Esta massa de ar frio ,que pode ser a mais intensa a afetar o estado neste ano, levou a queda de neve em áreas de Córdoba na Argentina. Também nevou nas províncias da Patagônia, La Rioja e Tucúman.

Neve nas Serras de Córdoba hoje:



Neve em El Calafate, província da Patagônia.


No sul do Brasil até existe a chance de neve entre a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira, porém somente nos pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense. Caso haja precipitação de neve, pois existe a possibilidade, em nada se parecerá com o evento de 23 e 24 de julho do ano passado quando centenas de cidades ficaram cobertas de gelo.

O tempo volta a abrir em todo Rio Grande do Sul somente na sexta com a maior aproximação do centro de alta pressão. As condições atmosféricas vão permitir o ingresso de ar frio diretamente do polo, o que faz a temperatura no nível de 850hPa (cerca de 1500m de altitude) se projetada em até -3°C. Assim em superfície espera-se, para a região da Campanha, mínimas entre 0°C e 4°C na sexta e e entre -1°C e 4°C no sábado. Nestes dias a temperatura não sobe tanto durante a tarde, com máximas de até 16°C no sábado. O domingo ainda terá um amanhecer frio, porém ao longo da tarde a temperatura já ultrapassa a marca dos 16°C na região.

Ar bem frio (em azul) avança sobre o estado entre quinta e sexta

Fonte : Metsul, Simepar, Cptec/Inpe, Inmet, NOAA, MetAr, WxBrasil, Comunidade de Vila Nova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...