O avanço de uma massa de ar seco associada a um centro de alta pressão, derrubou as temperaturas em todo estado do Rio Grande do Sul.Pela primeira vez no ano a temperatura baixou dos 20ºC em São Gabriel, a mínima hoje na cidade foi de 16,8ºC.
No Uruguai também houve uma queda de temperatura, mas muito mais acentuada que aqui no RS.Chegando marcas até um dígito.
Flórida.................8,2ºC
Durazno...............9,2ºC
Punta del Este...11,0ºC
Motivedéu..........13,0ºC
No RS o ar seco não derrubou tanto as temperaturas, mas trouxe ar mais freco a vento sudeste.
Bagé....................12,2ºC
Livramento........13,2ºC
Chuí.....................14,1ºC
Jaguarão.............14,2ºC
Canguçu..............14,4ºC
São Gabriel.........16,8ºC
Porto Alegre.......19,2ºC
O mês de Janeiro que terminou a pouco foi marcada pelo calor e pela presença de ar tropical que manteve as pancadas de chuva todos os dias em praticamento todo estado.Em Porto Alegre assim como em São Gabriel a temperatura mínima não baixou dos 20ºC, na capital este foi o janeiro mais quente desde que começaram as medições.No litoral norte foi o janeiro mais quente em 73 anos.Em São Gabriel a média de temperatura ficou em íncriveis 27ºC, com média de umidade em 70%.As pancadas que ocorreram neste mês aliviaram a seca na reigão de Bagé e na Campanha gaúcha, mas não reverteram o quadro.Esta semana a vizinha Rosário do Sul decretou situação de emergêncaia se juntando a outras 14 cidades.Houve queda de granizo duas vezes neste janeiro em Vila Nova do Sul, onde em apenas um dia alguns pontos registraram 100mm.
O La Niña prossegue no Pacífico o que vai influenciar o começo de inverno.A ''menina" no Pacífico mantém a irregularidade nas chuvas e pode permitir a incurssão de fortes massas de ar seco que podem baixar as temperaturas, mas ao mesmo tempo a presença de períodos com maior umidade podem trazer chuva abundantes em alguns locais, com risco de temporais fortes.Em regra o calor prossegue com possibilidade de marcas altas.
Janeiro de 2010 - Estação Inmet de São Gabriel
Chuva acumulada : 118mm
Umidade média : 70%
Temperatura média : 27ºC
Temperatura máxima registrada : 38ºC dia 17 (com o termometro de rua batendo 40ºC)Tempertaura mínima registrada : 20ºC
Estações do INMET - Janeiro de 2011
Chuva acumulada

Média de temperatura

Maior temperatura registrada
Menor temperatura registrada
O ar seco perde força apartir desta quinta-feira e massa de ar tropical avança novamente para o RS, trazendo calor e umidade.Retornam as pancadas de chuva apartir do oeste e norte.
As temperatura sobem principalmente no oeste, ultrapassando os 35ºC e podendo até alcançar os 38ºC em alguns pontos, inclusive em São Gabriel.
As pancadas retornam enquanto uma frente fria avança pelo província de Buenos Aires. O sistema frontal avança para o norte podendo trazer temporais com vento e granizo, mas o sistema não chega a ser intenso e ao avançar para o RS entre sexta e sábado traz pancadas de chuva que podem ser intensas e até mesmo temporais.São Gabriel e região não estão livres de aguaceiros e eventuais temporais com rajadas de vento. Em Uruguaiana a presença de um sistema de baixa na Argentina deve trazer acumulados maiores.
No sábado e domingo a frente se intensifica e pode chover forte na região da Campanha com o reforço de um sistema de baixa pressão.Pode chover até 30mm entre o centro do Uruguai e o centro gaúcho.Novamente pode ocorrer temporais e em via de regra nenhuma região gaúcha esta livre de tempo severo.
Para São Gabriel e região o GFS indica cerca de 30mm, mas pode chover mais em alguns pontos e menos em outros locais.As temperaturas segue entorno dos 30ºC com sensação de abafamento ao longo do fim de semana.
A instabilidade deve durar até o dia 10, com chance de chuva em todas as regiões gaúchas.