Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Chuva antecede formação de ciclone

O fim de semana foi de calor, sendo que São Gabriel teve 33,3ºC ontem. Em Montenegro o parceiro do blog, Daimar Coelho, em sua estação registrou 35,6ºC.
A convecção, resultante da umidade e do calor trouxe pancadas isoladas apartir de sábado. Ontem choveu forte em Vila Nova do Sul, totalizando 12,5mm em poucos minutos de chuva.
Hoje a instabilidade é mais generalizada e chove em praticamente todo Rio Grande do Sul, a chuva de hoje é resultante de um centro de baixa pressão que cruza sobre o RS. Pancadas fortes de chuva devem ocorrer e temporais não podem ser descartados.
Amanhã o centro de baixa se converte em um ciclone sobre o oceano, mantendo a instabilidade sobre estado gaúcho, enquanto a frente fria associada ao sistema cruza os demais estados do sul do Brasil. Podendo trazer chuva forte e temporais para Santa Catarina e Paraná.
A Metsul alerta para a chance de rajadas fortes no sul gaúcho, sendo que estas podem trazer danos, entre hoje e quarta-feira. O ciclone deve provocar agitação marítima e impulsionar ar mais frio para o sul do Brasil na segunda metade da semana.


Previsão do Cptec indica ciclone intenso com pressão bem baixa e próximo a costa.


Previsão Cptec:


Fonte: Cptec/Inpe, Inmet, Metsul, NOAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...