Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Calor dará lugar a chuva

A quinta-feira foi mais um dia de muito calor no Rio Grande do Sul com diversas cidades superando a marca dos 35°C com ar bastante seco e predominância do vento norte. As maiores máximas no estado foram :
  • 36,5°C - Santa Cruz do Sul (Estação Particular)
  • 36,4°C - Campo Bom
  • 36,3°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • 36,1°C - São Leopoldo (Estação Particular)
  • 35,8°C - São Gabriel
  • 35,7°C - Teutônia
  • 35,7°C - Uruguaiana
  • 35,6°C - Porto Alegre
  • 35,5°C - Lajeado
  • 35,0°C - Quaraí

Em São Gabriel assim como nas demais cidades com vento norte e baixa umidade a temperatura se elevou bastante durante a tarde, no entanto a sensação térmica foi menor que nos dias anteriores, quando o índice de calor chegou aos 38,3°C.  
Dados meteorológicos registrados nesta quinta-feira:

A advecção de ar quente durante a noite de ontem fez com a que temperatura ainda seguisse alta no início da madrugada em Santa Maria. No ''Coração do Rio Grande'' a temperatura era de 30,8°C exatamente a meia-noite com presença do vento norte. Apesar ainda de um amanhecer de sexta-feira com mínimas entre 17°C e 24°C sobre território gaúcho, vem mudança no tempo a vista.
O avanço de uma frente fria já traz chuva para o extremo-sul do estado, onde faz 13°C com chuva no Chuí. Na Campanha, Oeste e Centro do estado a temperatura apesar de alta não alcança as máximas dos últimos dias com o vento passando a soprar do quadrante sul em grande parte da região. O sistema frontal se intensifica amanhã, porém não consegue avançar muito em território gaúcho, assim o norte do estado ainda terá temperatura mais elevada e presença de sol.
O sistema frontal fica bloqueado sobre centro-sul gaúcho e centro-norte uruguaio nos próximos dias, regiões onde se alerta para chuva volumosa até a segunda-feira quando a instabilidade diminui. Temporais não podem ser descartados no final de semana e na segunda-feira devido a advecção constante de ar quente e o avanço de uma massa de ar polar pela Argentina. O ar frio que avança predomina a partir da noite de sábado no centro-sul do estado e a temperatura na Campanha não passa dos 18°C no domingo.

Frente fria começa a avançar amanhã e com projeção de chuva forte (áreas em rosa)

Previsçao para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, WxBrasil, Meteobrasil, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...