Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Chuva intensa dará lugar ao frio

A presença de um sistema frontal estacionário sobre o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul provocou muita chuva na fronteira gaúcha com o país cisplatino, que também teve elevados volumes de chuva. O resultado foi a ocorrência de enchentes nos departamentos castelhanos de Melo e Treinta y Tres. Em território gaúcho a enchente do Rio Jaguarão fez com que seis famílias tivessem de sair de casa na cidade de mesmo nome, que teve acumulados superiores aos 200mm.

Tradicional ponto turístico de Jaguarão em meio a subida do rio.

Medição no Rio Jaguarão mostra rio com 4,5m acima do normal

A chuva causada pelo sistema frontal se concentrou no sul do estado e região de fronteira, sendo que no avanço da frente a chuva foi generalizada, mas com baixos acumulados.

Maiores acumulados nos últimos quatro dias:

  • 262,0mm - Jaguarão
  • 185,4mm - Chuí
  • 172,7mm - Santa Vitória do Palmar
  • 99,2mm - Bagé
  • 98,3mm - Santana do Livramento
  • 96,6mm - Dom Pedrito 
  • 52,8mm - Bento Gonçalves
  • 48,2mm - Quaraí
  • 45,8mm - Soledade
  • 44,0mm - Uruguaiana

Em São Gabriel a precipitação acumulada não foi ultrapassou os trinta milimetros na zona urbana, assim como no ponto de monitoramento do blog em Vila Nova do Sul, que reportava acumulado de 27mm.

Dados do domingo em São Gabriel:

A frente fria já se deslocou sobre grande parte do estado, porém nesta segunda-feira por influência de uma área de baixa pressão a nebulosidade predomina em todo território gaúcho e com chance de chuva e garoa localizadas. O sistema de baixa se desloca em direção ao sul gaúcho e a pressão atmosférica já cai aqui na região. Nesta tarde de segunda a pressão atmosférica é de 1007hPa em São Gabriel.
.
Nebulosidade cobre grande parte do Conesul.

Nesta terça-feira um ciclone se forma na costa próximo ao Chuí, o que favorece o aumento na velocidade do vento principalmente nos litorais gaúcho e uruguaio. Conforme a Metsul o vento pode chegar ou até mesmo ultrapassar os 90km/h nestas regiões. Já na Campanha gaúcha, o vento também se intensifica podendo alcançar os 50km/h e aumentando a sensação de frio, em visto que as temperaturas não devem passar dos 16°C na região com o ingresso de uma massa de ar polar que traz marcas entre 7°C e 10°C ao amanhecer. A nebulosidade amanhã será variável sobre o estado, com maior predomínio do sol, mas com remota chance de garoa também.
A quarta-feira começa fria e com tempo seco. Ao amanhecer as atuais projeções indicam mínimas entre  1°C e 5°C na região da Campanha com possibilidade de geada nesta região gaúcha e também em pontos do Norte e da Serra. A projeção de máximas indica temperaturas entre 15°C e 19°C, no entanto com vento fraco de sul na região.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Zero Hora, RBS, Ogimet, Meteobrasil, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...