Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Tempestades, calor e Vênus

O desfile comemorativo ao dia 7 de setembro ocorreu com tempo bom tem todo o território gaúcho no sábado, no entanto a madrugada de domingo foi de chuva forte em grande parte do estado. 
O avanço de uma linha de instabilidade associada a um sistema frontal trouxe vento forte e granizo para diversos municípios. Em São Gabriel e Vila Nova do Sul houve o registro de queda de granizo em meio a chuva, que chegou forte e acompanhada de vento. Porém vento de forma bastante forte em Canguçu, 93km/h; Santa Maria, 81km/h; Jaguarão, 78km/h; e Caçapava do Sul com rajada de 76km/h.
Os acumulados, apesar da intensidade da chuva, foram baixos. Na rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia o maior acumulado registrado foi de 23mm em Bagé, sendo que grande parte das estações tiveram precipitação com volumes entre 10mm e 15mm.

Radar detectou forte refletividade nas células de tempestade, quando estas se deslocavam sobre São Gabriel


Apesar da chuva durante a madrugada o calor se fez presente neste domingo, com mais uma vez máximas próxima aos trinta graus na região. A máxima do estado foi de 30,4°C em Uruguaiana, seguida dos 30,3°C em Alegrete. Nos municípios vizinhos a São Gabriel as máximas foram de 28,5°C em Vila Nova do Sul e de 26,7°C em Rosário do Sul.

Dados meteorológicos do domingo em São Gabriel:

E na noite do domingo os olhares se voltaram ao céu , quando um fenômeno raro pode ser visível em todo o território gaúcho, o encobrimento de Vênus pela Lua. Logo após as 19h o segundo planeta do sistema solar passou por trás do disco lunar, ficando oculto por cerca de 20 minutos.

Vênus abaixo da Lua: 


A semana que começou ontem segue a tendência de dias de muito calor. O vento norte segue soprando e transportando ar quente para o estado, assim as máximas devem superar os 30°C na região até o próximo final de semana.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Apolo11, WxBrasil, BAZ, Ogimet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...