

Áreas mais uma vez áreas de instabilidade associadas a outra área menor pressão atmosférica avançaram sobre o RS, a instabilidade chegou no começo da noite de ontem, mas a chuva mesmo veio nesta manhã. Área de instabilidade de forte intensidade avançou sobre São Gabriel, trazendo mais uma vez granizo para a cidade, as pedras de gelo no geral eram pequenas, mas houve locais da cidade em que houve um pouco de acumulo e que caíram pedras maiores.
Animação do radar mostra instabilidade do granizo (área de vermelho) em São Gabriel
A pressão caiu hoje em São Gabriel para apenas 1005.3hPa na Estação Particular de Murilo Lopes, valor muito baixo. No geral quanto menor a pressão atmosférica menor a temperatura para causar evaporação, a baixa pressão também pode trazer temporais isolados e com nova queda de granizo até mesmo aqui na região.
Segue chovendo hoje na Campanha, onde Bagé teve acumulados ontem variando entre 37mm e 60mm, o que traz alívio para os moradores da cidade que ainda sofrem com racionamento.
Amanhã o tempo já começa a melhorar com o avanço de ar mais frio, a mínima segundo o Cptec aqui na região vai ficar próxima aos 8ºC, a máxima fica em 15ºC. No domingo as nuvens diminuem muito, a mínima fica em 8ºC e a máxima em 16ºC. Na segunda um novo avanço de áreas de instabilidade associadas a uma área de baixa pressão traz novamente chuva e a temperatura varia, a mínima segundo o Cptec fica em 11ºC e a a máxima chega aos 13C. Na terça a formação de um ciclone sobre o RS impulsiona ar mais frio sobre o sul do Brasil, a temperatura cai, mas não deve baixar dos 3ºC na próxima semana.
Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Climatempo, NOAA
Mas meteorologistas argentinos em uma análise preliminar ontem não descartam que a supercélula tenha provocado tornados na Grande Buenos Aires. Apesar da área frontal da nuvem não ser tornádica, foram registradas áreas de rotação em nuvens-parede na tempestade. Como é o caso do vídeo abaixo em que a rotação horária fica bem clara.
O ar frio vem adentrando no RS desde ontem, quando a máxima foi de 12,5ºC na estação particular de Murilo Lopes. Mas a sensação de frio era maior com o vento calmo e a nebulosidade que predominava ontem.
Hoje a cerração se fez presente pela manhã em São Gabriel, a mínima média na cidade foi de 5,2ºC. Tendo o Inmet registrado 5,1ºC e a estação particular de Murilo Lopes registrado mínima de 5,3ºC.
Amanhã o Cptec preve o avanço do ar mais frio para grande parte do RS, pode gear na região. As mínimas aqui na região neste sábado vão ficar na casa dos 4ºC, o sol volta a aparecer e as máximas atingindo os 16ºC.No domingo o frio perde força e a máxima chega aos 23ºC, com mínimas entorno dos 10ºC e o sol aparece com algumas nuvens Na segunda-feira a nebulosidade vai aumentar ao longo e a máxima chega aos 24ºC a mínima não cai muito ficando na casa dos 14ºC. Na terça o Cptec tem indicado chiva para a região, não descartando pancadas mais fortes.
Sites americanos preveem mínima entre 4ºC e 8ºC amanhã.
Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, Meteomont, Weather Wunderground
Fonte : Simepar, Cptec/Inpe, Metsul, Weather Online
A instabilidade seguiu no sábado quando a frente retornou como um sistema frontal frio, provocando chuva forte sobre a região de São Gabriel. A estação particular de Murilo Lopes registrou vento de 47km/h e pancadas fortes de chuva (totalizando 14,8mm) na manhã de sábado. No total do período de instabilidade a chuva totalizou 61mm na estação, mas a vizinha Vila Nova do Sul teve registou de chuva próxima e superior aos 100mm.
Acumulados de chuva neste período de instabilidade
Para os próximos dias o Cptec preve instabilidade amanhã e na quarta, quando as temperaturas na região iram variar entre 11ºC e 19ºC. E pode chover de forma localizada na terça, mas na quarta a chuva tende a ser mais generalizada.
Mas apartir de quinta ar mais frio avnça sobre o RS, mas não chega a fazer muito frio. O Cptec projeta mínimas próximas aos 7ºC na quinta e de 5ºC na sexta. Mas o ar frio não vai durar muito avançando para o mar no fim de semana.
Fonte : Metsul, Cptec
As temperaturas seguem em alta com máximas entre 22ºC e 25ºC entre hoje e sexta-feira. A instabilidade predominante que pode trazer chuva forte vai impedir que as mínimas caiam abaixo dos 14ºC.Mas no domingo ar mais frio avança na retaguarda do sistema frontal, trazendo uma queda maior de temperatura.
Fonte : Metsul, Cptec, Climatempo
Segundo a Metsul volta a esquentar com o ingresso de ar mais aquecido pelo norte. O Cptec inclusive não descarta máximas de 30ºC na segunda metade da próxima semana. As temperaturas mais altas no entanto já podem ser sentidas aqui em São Gabriel 16,2ºC superando a média das máximas que nesta semana ficou em 13,2ºC.
No fim de semana existe a chance de pancadas de chuva para a região. As máximas voltam a beirar os 20ºC. E as mínimas sofrem elevação constante.
Fonte : Metsul, Cptec
Pode nevar em pontos da serra, mas não na quantidade que foi precipitada no fim de semana passado.Mas os modelos análisados pela Metsul Meteorologia indicam a possibilidade de sleet (chuva congelada) e até de neve granular no sul gaúcho na próxima semana.
--------------------------------------------------------------------------
Ontem o ar frio perdeu força e Pelotas registrou a mínima dos estado. A nova estação meteorológica de São Gabriel instalada no Bairro Jardim das Hortências registrou 4,0ºC as 7h da manhã, 1,7ºC acima da estação do Inmet que fica instalada próximo ao monumento do Arcanjo Gabriel. A temperatura registrada pela estação particular foi a terceira menor temperatura registrada no Rio Grande do Sul ontem.
--------------------------------------------------------------------------
São Gabriel pode ter no começo da próxima semana a menor temperatura dos últimos 4 anos, superando os -2,7ºC de julho de 2007. A mínima do domingo deve ser de 0ºC e a máxima não deve passar dos 11ºC. Na segunda pode fazer -3ºC com máxima em 12ºC. A terçça também vai ser fria com marcas em -1ºC e máxima em 9ºC.Na quarta a massa de ar polar ganha reforço e volta a fazer muito frio com chance de neve em pontos isolados do RS.
Sites de previsão dos EUA indicam até -4ºC (clique para ampliar)