Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Instabilidade retorna duradoura e antecedendo frio

Hoje um cavado (área alongada de menor pressão atmosférica) sobre a Argentina, ocasionando a fromação de áreas de instabilidade, que tendem a avançar sobre o estado apartir da tarde de hoje.


Áreas de instabilidade que avançarão sore o estado estão se formando



O avanço destas áreas de instabilidade fizeram o Cptec/Inpe emitir um alerta para o oeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sul do Paraná, alertando para a chance de tempestades e chuva forte, com possível queda de granizo.


A mínima hoje em São Gabriel foi de 7,3ºC na estação particular de Murilo Lopes, e segundo o Cptec a temperatura sobre até os 21ºC hpje, antecendo a possibilidade de pancadas de chuva apartir da noite.

A quinta-feira vai ter predominio de instabilidade com chance de chuva forte de forma localizada, a temperatura sobe mais com o avanço de ar mais quente, antecedendo a formação de uma frente fria sobre o Uruguai. A máxima chega aos 24ºC e a mínima fica em 13ºC. A frente vai avançar sobre o Rio Grande do Sul ainda na quinta, quando novamente existe o alerta para tempestades e chuva forte, já emitido pelo Inmet.

Na sexta novamente existe a chance de pancadas de chuva, mas desta vez maior pela manhã . A mínima fica em 11ºC e a máxima em 20ºC.


A instabilidade no entanto vai durar segundo previsões até o dia 4 de agosto, com chance de chuva forte e de acumulados altos neste período, que pode trazer mais chuva para Bagé segundo o Cptec, a cidade ainda necessita de um bom índice pluviométrico. A instabilidade antece uma forte massa de ar polar no começo de agosto.


Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Climatempo, Inmet, NOAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...