Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Instabilidade continua e antecede o frio

Na semana passada um sistema frontal quente se formou avançando de norte para sul e trazendo junto a uma corrente de jato em baixos níveis, ar quente para o RS na sexta.
Instabilidade de forte intensidade trouxe, dia 14 ,vento de 111km/h para Caçapava do Sul. A área de instabilidade que se formou ao sul de São Gabriel, foi analisada por alunos da Ufpel que chegaram a conclusão de esta era um ''bow echo''. O ''bow echo'' é muitas vezes encontrado nas imagens captadas por radares americanos, a assinatura em arco que caracteriza o ''bow echo'' apresentava também uma das características do sistema, um ''gancho'' na ponta do sistema. O ''bow echo'' produz temporais severos e esta muitas vezes associado a tornados.

Imagem do radar de Canguçu mostrando o ''bow echo''


A instabilidade seguiu no sábado quando a frente retornou como um sistema frontal frio, provocando chuva forte sobre a região de São Gabriel. A estação particular de Murilo Lopes registrou vento de 47km/h e pancadas fortes de chuva (totalizando 14,8mm) na manhã de sábado. No total do período de instabilidade a chuva totalizou 61mm na estação, mas a vizinha Vila Nova do Sul teve registou de chuva próxima e superior aos 100mm.


Acumulados de chuva neste período de instabilidade



Para os próximos dias o Cptec preve instabilidade amanhã e na quarta, quando as temperaturas na região iram variar entre 11ºC e 19ºC. E pode chover de forma localizada na terça, mas na quarta a chuva tende a ser mais generalizada.


Mas apartir de quinta ar mais frio avnça sobre o RS, mas não chega a fazer muito frio. O Cptec projeta mínimas próximas aos 7ºC na quinta e de 5ºC na sexta. Mas o ar frio não vai durar muito avançando para o mar no fim de semana.


Fonte : Metsul, Capinchocumulus, Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...