Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 26 de julho de 2011

Frente fria passa rapidamente deixando rastro na Argentina

O sistema frontal que era comentado ontem aqui no blog se intensificou muito ontem sobre a província Argentina de Buenos Aires, onde o instituto meteorológico de lá alertava para o risco de tempestades cm vento e queda de granizo.

Mas um corrente de jato em baixos níveis que trazia ar quente para o RS também estava presente sobre a região, sendo responsável pela rápida formação de áreas de instabilidade de forte potencial próximas a capital portenha.


Um área de instabilidade de característica supercelular avançou sobre a Grande Buenos Aires, trazendo ventos de 90km/h, granizo localizado de 5cm, chuva forte e uma morte.


Radar de Ezeiza indica alta refletividade na tempestades, indicando chuva forte





Mas o que mais impressiona foram as imagens da tempestade ao avançar sobre a cidade


Mas meteorologistas argentinos em uma análise preliminar ontem não descartam que a supercélula tenha provocado tornados na Grande Buenos Aires. Apesar da área frontal da nuvem não ser tornádica, foram registradas áreas de rotação em nuvens-parede na tempestade. Como é o caso do vídeo abaixo em que a rotação horária fica bem clara.


Ouve problemas na incorporação do vídeo, para ve-lo, CLIQUE AQUI


-----------------------------------------------------------------
A linha frontal seguiu para norte onde trouxe chuva forte para Montevidéu, mas sem provocar os mesmo danos que caosou no outro lado do Prata.

O Rio Grande do Sul na tarde de ontem teve calor, sendo que na rede de automáticas do Inmet, a estação de São Gabriel teve a máxima do estado, 28,1ºC. A sensação de calor foi maior porque a umidade não baixou dos 52% ontem. Assim como era esperado a frente fria chegou mais forte a região da Campanha Gaúcha, onde Bagé teve mais de 12mm. Santa Maria registrou acumulados próximos a 30mm em suas estações.

O sistema frontal chegou a São Gabriel com trovoadas e relampagos por volta das 5h da manhã, onde provocou chuva de 7,6mm e vento de 35km/h.



Frente fria avançou em linha que foi captada pelo satélite...


... e pelo radar (imagem de quando a chuva chega a São Gabriel)

O sol aparece hoje e a temperatura fica agradável segundo o Cptec, mas a instabilidade retorna amanhã pela tarde com chance de chuva forte localizada.


Para mais informações sobre a tempestade em Buenos Aires acesse o blog pareceiro:
Tormentas de Buenos Aires


Fonte : SMN, Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...