Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Duas Ondas de Tempestades - 20 e 22 abril

Na última semana duas ondas de instabilidade trouxeram tempestades e foramações supercelulares para o RS.As duas tiveram como incremento a advenção de ar quente pelo jato de baixos níveis.O radar em ambos períodos registrou células com refletividade extrema e potencial tornádico, queda de granizo, vento e chuva extrema foram registrados em todo Rio Grande do Sul.




-------------------------------------------------------------------


22/abril/2011



A quinta-feira foi marcada pelo céu claro com poucas nuvens na maioria das regiões gaúchas, salvo no norte.Mas na sexta o avanço de uma massa de ar quente junto a um cavado sobre o RS trouxe um cenário propício para a formação de supercélulas.


Em Vila Nova do Sul a pressão caiu e atingiu os 1000hPa por volta das 14:45 da tarde de sexta, em menos de uma hora depois uma supercélular atingia o local trazendo chuva torrencial e queda de granizo pequeno.Confira abaixo as fotos da base da nuvem, características de formações supercelulares...... um vídeo e a imagem de radar do momento (área circulada)

Supercélula em Vila Nova do Sul-RS por TCSG no Videolog.tv.






Na tarde daquela sexta, 22, áreas de instabilidade avançaram do norte argentino e do Paraguai, trazendo temporais e chuvas forte.O radar de Santiago chegou a registrar células superiores a 75dBz (área em preto) na região das Missões.Não se teve notícias de grandes transtornos devido a esta célular, que pode ter provocado granizo grande e até tornados no interior de algum município da região.

Imagem de alta resolução mostra tempestades fortes que adentraram pelo noroeste do RS.

Ao longo do dia a instabilidade foi se formando sobre o RS em áreas da Campanha e do Sul, inclusive em Bagé foram registrados alagamentos.A instabilidade foi reforçada pelo avanço de uma frente fria que adentrou no RS, ao encontrar ar muito instável a frente se intensificou, trazendo grandes acumulados.

Em São Gabriel a chuva entre sexta e sábado ficou em apenas 25mm e Santa Margarida do Sul registrou 43mm.Em Rosário do Sul foi 40mm de chuva.Mas em Vila Nova do Sul a chuva registrada pela Defesa Civil foi de 53mm na cidade, mas no interior os acumulados variaram de 60 a 100mm.


Rindat indicava explosão elétrica sobre o Rio Grande do Sul

Mas a chuva e as tempestades trouxeram prejuízos, em alguns locais a chuva ultrapassou os 200mm.Houve danos devido o vento em Santa Cruz do Sul e área Metropolitana, 11 mortes formam registradas devido a chuva e a deslizamentos em Novo Hamburgo e Igrejinha.O Rio Caí transbordou chegando a 7,5m em Montenegro e trazendo grandes prejuízos a cidade.


Avanço da instabilidade sobre Porto Alegre


Imagem do parceiro Daimar Coelho (Meteomont) mostra cheia em Montenegro--------------------------------------------------------------------------


20/abril/2011


Na quarta-feira da semana passada áreas de instabilidade se formaram sobre o Uruguai, ao longo da manhã e durante a tarde o vento norte advectado pelo Jato de Baixos Níveis trouxe ar quente para a região, tanto que foram registrados 32ºC aqui em São Gabriel e 34ºC em Santa Maira na Base Área.

A formação de um sistema frontal se deu ao longo da manhã, então a frente avançou sobre o RS.Com um deslocamento norte-nordeste o sistem fez o dia virar noite nas áreas de fronteira.

Células com grande desenvolvimento vertical se formaram, veja imagem abaixo da alta resolução, nota-se áreas mais saliente na imagem, próxima a linha de fronteira

Estas células seguiram se deslocando sobre a região da Campanha com potencial severo e até mesmo tornádico por volta das 16h daquela quarta-feira.Tanto que imagens de radar indicavam núcleos com 70dBz de refletividade condizentes com tempestades severas.


A escuridão no céu assustava por volta das 16:10 aqui em São Gabriel, com vento norte contínuo e pressão em queda.

Mas no entanto as áreas de instabilidades mais forte desviaram a cidade, onde a estação do Inmet registrou rajada de 46km/h com a passagem de nuvens com bastante rotação.

Houve queda de granizo nos munícipios de Rosário do Sul, São Gabriel, Caçapava do Sul e Dom Pedrito.


Vídeo da queda de granizo em Rosário do Sul enviado pelo colaborador do blog, Guilherme


video

A chuva alcançou 81mm em Uruguaiana em estação do Grupo RBS, em São Gabriel a chuva chegou a 32mm.Vila Nova do Sul teve 52mm.

A linha frontal era impressionante nas imagens da noite, com uma extenção que ia de Santa Vitória do Palmar à São Borja, isto com células fortes de tempestade, que provocaram vento forte e queda de árvores em Santa Rosa.A explosão elétrica sobre o RS devido ao sistema frontal associado a formação de um ciclone extra-tropical na costa Argentina e Uruguaia cobria boa parte do RS.
O potêncial tornadico chegou a ser alertado aqui no blog na quarta-feira,20 , e na noite daquele dia o radar de Canguçu registrou um bow-echo (eco de gancho) sobre a Lagoa Mirim, assinatura de tempestades tornádicas e frequentemente encontrado em ondas de tempestades severas no Estados Unidos.Mas não houve informação que um tornado tenha se formado sobre a Lagoa.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ar polar traz frio de inverno


Após uma das maiores ondas de tempo severo dos últimos tempos, em que supercélulas se formaram e trouxeram até mortes no RS, uma forte massa de ar frio avançou pelo continente.

Impulsionada por um ciclone extratropical esta massa de ar frio trouxe marcas de inverno no domingo e neste segunda.


Mínimas no domingo


Mínimas na segunda


A tendência para os próximos dias é de céu claro, com predomínio do sol que deve trazer temperaturas agradáveis a tarde.Pela manhã não faz tanto frio quanto ontem e hoje, mas o amanhecer ainda terá ar frio predominando.As temperaturas sobem gradativamente, e na sexta podem chegar aos 30ºC aqui em São Gabriel.Quanto a chuva, esta pode vir no próximo fim de semana, com o avanço de novo sistema frontal.


Amanhã, não deixe de conferir um post especial sobre as tempestades que assolaram o estado na quarta , sexta e sábado.Se tiver fotos do tempo envie para este e-mail : tempoeclimasg@hotmail.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Alerta para tempestades em nova onde de instabilidade

Uma nova onde de instabilidade que começa hoje deve durar até domingo sobre o RS.A presença do Jato de Baixos Níveis, vai regenerar a instabilidade sobre o RS.
Hoje áreas de instabilidade intensas sobre o Uruguai devem avançar em direção ao RS, atingindo todo sul e Campanha.

Com a entrada de uma massa de ar quente e úmida sobre o território gaúcho pode trazer temporais isolados e fortes, podendo intensificar mais as células que avançaram do Uruguai.Não se pode descartar a chance de tempestades forte com queda de granizo e de chuva torrencial na Campanha e Sul, ainda não se pode descartar acumulados de até 100mm em alguns locais entre a tarde de hoje e amanhã.
Hoje faz calor e a temperatura pode atingir os 30ºC, com a instabilidade a temperatura não sobre tanto nos próximos dias aqui na região, com mínimas ficando na casa dos 16ºC.
Na sexta volta a chance de chover forte novamente na Campanha, Oeste e Centro.Com chance de tempestades, queda de granizo e vendaval.No sábado e domingo o tempo melhora gradativamente e queda de temperatura poderá ser sentida na Fronteira com o Uruguai na noite de domingo.


Previsão de chuva na saída das 00z do GFS

O blog não sofrerá atualizações entre amanhã e domingo, devido ao feriado.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arco em Bagé no avanço de frente fria intensa

Ontem o avanço de uma frente fria trouxe 100mm de chuva para Montivideu e temporais no Uruguai.Um SCM (Sistema Convectivo de Mesoescala) avançou pelo sudeste do RS.Em Bagé choveu 7mm na estação do Inmet.

O colaborador do blog, João Vitor, enviou esta imagem de Bagé do avanço de uma nuvem arco:

A instabilidade chegou forte no sudeste, mas a frente perdeu força ao avançar sobre o RS, mas ainda provocou chuva forte em parte do leste.Um processo de ciclogênese a leste da Argentina impulsionou o sistem frontal que ainda provocou queda de granizo e ventania na região metropolitana e na serra.

Imagem do satélite da manhã de domingo

Em São Gabriel a chuva ficou em 2mm, mas no sul o radar registrou áreas de instabilidade fortes.Em Rio Grande foram 28mm, mas a chuva forte ainda atingiu Pelotas e Canguçu.
Ar seco avançou na retaguarda da frente trazendo frio para a região da Campanha nesta segunda-feira.Mínimas de 7ºC foram registradas em alguns locais e a umidade neste começo da semana pode chegar a apenas 25%, sendo que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%.

As mínima seguem baixas amanhã, mas não faz tanto frio quanto hoje.As máximas se elevam gradativamente ao longo da semana, atingindo os 29ºC na quarta.A instabilidade no entanto predomina, amanhã pode chover de forma rápida e localizada principalmente no oeste e centro do estado.

Para a quarta a chance de tempestades aumenta e a instabilidade fica concentrada na Campanha com a formação de um novo sistema frontal.O Jato de Baixos Níveis traz ar quente em baixos níveis, aumentando o potencial severo também na quinta quando pode chover forte em todas as regiões do RS.

Amanhã na Campanha pode fazer ainda 8ºC, com máxima de 22ºC.Aqui na região a mínima fica nos 12ºC, com máxima de 25ºC.Na quarta a mínima fica nos 13ºC em praticamente toda Campanha, com elevação até os 25ºC na tarde.


Mínimas hoje:

Quanto a virada do mês os modelos projetam a entrada de uma forte massa de ar polar pelo continente, que pode trazer mínimas negativas ao RS e as primeiras geadas.Mas ainda é cedo para se comentar isto.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Show de mammatus ontem antece mais instabilidade


Ontem a tarde foi possível ver no céu imagens raras, uma grande quantia de mammatus tomou conta do céu de São Gabriel.Estas nuvens ainda são uma incógnita para a ciência que ainda não explica totalmente sua formação, das poucas coisa que se sabe é que estas nuvens ao contrário das demais se formam por correntes descentes além de estaram geralmente ligadas a nuvens Cumuluninbus.Abaixo as imagens:






Bagé teve apenas 2mm ontem.Mas assim como na fronteira com o Uruguai , lugar dos menores volumes de ontem, deve chover com possibilidade de precipitação forte neste fim de semana.O que ocorre é que o sistema frontal regressará para esta área com o avanço de uma massa de ar quente do norte.Existe a chance de temporais localizados, no domingo, com uma diminuição desta possibilidade na segunda.Na terça ar mais frio deve trazer mínimas de 10ºC para a região de Bagé, mas na tarde faz calor aqui na região onde o ar frio não deve diminuir as temperaturas.A instabilidade tem uma pequena folga na terça, mas na quarta, quinta deve chover até mesmo forte no Oeste e Campanha.Quanto a este fim de semana, no sábado as mínimas ficam na casa dos 17ºC, com máximas de 26ºC .No domingo as mínimas ficam entorno dos 16ºC aqui na região e na tarde a temperatura chega aos 24ºC.Para o começo da próxima semana pode fazer até 12ºC aqui na região.


Previsão GFS para 7 dias

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cenário atual exige atenção

O avanço de uma frente fria para o Uruguai associada ao Jato de Baixos Níveis que segue trazendo ar quente e instavel para o RS, favoreceu a formação de grande área de instabilidade , denominado CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala) que é resultado de grande instabilidade atmoférica e um sistema que traz temporais e chuva extrema.








Confira na animação a evolução do CCM e formação de novas instabilidade resultantes do JBN



Imagem dos radares pela manhã indicava fortes áreas de instabilidade sobre o estado, aqui em São Gabriel choveu forte por volta das 8h30min, na sede do blog a chuva acumulou 26mm.

Em Santa Maria a chuva já chega aos 110mm em alguns locais, mas em Cacequi segundo informações a chuva já chegou aos 150mm.Outra cidade que tem acumulados altos é Santa Cruz do Sul onde a chuva chegou aos 115mm.


Imagem dos raios em Santa Maria na manhã de hoje (Zeca/Meteobrasil)


No entanto ainda segue o alerta para tempo severo (que pode ser visto na lateral esquerda do blog).Novas áreas de instabilidadeque se formam podem trazer granizo e temporais isolados para o RS, inclusive na área de São Gabriel.Nesta tarde a aproximação de um sistema frontal no sul do estado pode favorecer ainda mais a instabilidade e também eventos altos de chuva.


Na imagem do canal vísivel nota-se trilhos de nuvens sobre o território paraguaio, indicando a corrente em 850hPa

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Advenção de combustível

A temperatura se elevou rapidamente hoje principalmente no centro e oeste, com a companhia do vento norte que segue constante e com rajadas aqui em São Gabriel.Tudo isso se deve a uma corrente de jato em níveis baixos de atmosfera, o Jato de Baixos Níveis traz ar bastante aquecido e úmido para o território gaúcho.Antecendo um sistema frontal que deve permanecar estacionário sobre o RS até segunda-feira.



Amanhã a mínima fica entorno dos 16ºC, com máxia podendo chegar aos 30ºC aqui em São Gabriel.Mas a instabilidade toma conta do oeste, centro e noroeste e pode chover forte neste regiões, com chance de tempestades nestas áreas.

Na sexta a máxima deve girar por volta dos 25ºC, mas na fronteira com o Uruguai em uma área que compreende Bagé e Livramento a máxima não passa dos 23ºC.A nebulosidade predomina e pode chover a qualquer hora, novamente com chance de tempestades.


Modelo de chuva para a manhã de sexta-feira indica chuva em todo RS

No sábado as mínimas e máximas ficam próximas em praticamente todo estado, novamente com chance de instabilidade, mas com maior potencial severo no norte do RS.No domingo deve um período de melhoria principalmente na Campanha, mas volta a esquentar e pode fazer 30ºC aqui na região, aumentando mais a sensação de abafamento.Na segunda um novo sistema frontal avança sobre o RS, novamente com chance de chuva forte.


Áreas onde a chuva tem sido escassa nestes últimos seis meses (áreas em vermelho no mapa abaixo) pode receber chuva de até 60mm na Campanha e de ate 70mm na região do Chuí.No norte a chuva pode chegar aos 150mm neste período de instabilidade.

A saída do GFS das 00Z de hoje mostrava pouca precipitação no sul do RS, com acumulados variando entre 15 e 35mm em 7 dias, mas saída das 12Z mostra até 104mm para São Gabriel em 7 dias, aumentando também os acumulados na área de Bagé.

Saída das 00Z

Os modelos não indicam avanço de ar frio sobre o RS, a não ser na terça, quanto Bagé pode ter 10ºC, mas o ar frio fica restrito ao Sul e nos demais dias a temperatura volta a subir.

Alguns modelos no entanto em suas últimas saída, chegam a indicar instabilidade forte na próxima quarta e quinta-feira, com o mantimento do Jato de Baixos Níveis jogando combustível para a instabilidade sobre o RS.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Semana tem instabilidade e potencial de granizo

O calor volta a se fazer presente hoje no RS, principalmente no oeste.Mas áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão no norte argentino, trazem amanhã instabilidade para o RS.

Pode chover forte de forma localizada em qualquer região, mas os modelos apontam chance de tempestades maior na parte central do estado.A temperatura pode chegar aos 29ºC aqui em São Gabriel e região com mínima de 16ºC.As menores mínimas da Campanha devem ocorrer na região de Bagé onde deve fazer 14ºC.

Na quarta a nebulosidade diminui as mínimas ficam por volta dos 16ºC aqui em São Gabriel, mas em toda região da Campanha elas giram entorno desta marca.A tarde ar mais quente fica avança sobre o centro do estado e São Gabriel pode registrar 31ºC.


Jato de baixos níveis traz ar mais quente em 850hPa



Mas na quinta e na sexta o avanço de uma frente fria associada a um ciclone na costa argentina, traz chuva e risco de temporais para o RS. O GFS projeta os maiores acumulados para o norte do RS, onde pode chover até 50mm.

Para o oeste e região de São Gabriel os modelos colocam chuva um pouco mais forte para quinta-feira (mapa abaixo)

Ainda na quinta as máximas iram se concentrar na região da Campanha com chance de 30ºC, inclusive aqui em São Gabriel.Mas as mínimas ficam entorno dos 15ºC.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dias de muita variação

Hoje uma frente fria cruza sobre o RS podendo trazer inclusive temporais isolados para o sul e leste.

Mas no fim de semana ar mais frio e seco associado a um centro de alta pressão avança trazendo mínimas de até 10ºC na região de Bagé, mas aqui em São Gabriel a mínima fica entorno dos 13ºC no sábado e em 14ºC no domingo.Mas as máxima podem alcançar os 30ºC no sábado e até mesmo ultrapassar esta marca aqui na região no domingo.

No começo da próxima semana volta a esquentar, com as mínimas girando entorno dos 15ºC, as máximas podem chegar aos 33ºC.Já a terça novamente fica com mínimas entorno dos 14ºC e as máxima novamente podem chegar aos 33ºC.

Apartir da quarta-feira, instabilidade isolada pode se formar na Campanha.Os modelos indicam a possibilidade de um evento severo na sexta e no sábado, quando uma forte frente fria antecedida pelo Jato de Baixos Níveis adentraria no RS.


Mapa do modelo GFS para a tarde da próxima sexta-feira

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Relato Histórico - Tornado de 1965, na atual Vila Nova do Sul

Localização de Vila Nova do Sul

Quando se houve falar em tempestades severas e principalmente tornados no Brasil, existe a mentalidade de que isto é algo novo, atribuído as mudanças climáticas tão divulgadas pela mídia.Entre diversos relatos em jornais de mais de 40 anos atrás e de citação em livros fica claro que isto não é coisa nova.

Trago hoje, nesta postagem especial, um trecho do livro ''Os dois capitães'' do vilanovense Maximiliano Simionato.Que retrata a história de Carlos Tatsch, vulgo capitão, e de seu pai Lourenço Pedroso figuras muito conhecidas e importantes para Vila Nova do Sul.E é deste livro que trago este trecho referente ao ano de 1965, no atual município de Vila Nova do Sul.




''[O domingo amanhecera com um sol radiante de brigadeiro, temperatura amena, propícia para um passeio.Trancadas as portas e janelas da moradia..., saíram com um Fusca Azul para a casa de um compadre.

Resolveram rumar a casa, porém temendo uma chuva torrencial pararam no seu sogro....Passada a tormenta veio a bonança.Rumando para casa, ao longe desconfiaram de alguma coisa errada.Aproximaram-se.Espanto, horror e destruição.

O Capitão (Carlos Tatsch) diz : ''Mulher, cadê o nosso rancho?''

Inacreditável! Um tornado havia levado pelos ares o imóvel e os móveis, deixando tudo arradasado.Não ficou pedra sobre pedra....

Retornaram ao lugar do desatre.De longe se avistavam peças de roupas nos galhos desnudos das árvores, tremulando, ao sopro de leve brisa, assemelhavam-se as bandeirinhas de festas de São João, geladeira a cem metros de distância, panelas e utensílios mais leves a quilomêtros, tudo foi sugado pela voraz volúpia do tornado]''

Tirem suas conclusões.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Frente fria provoca instabilidade e granizo em Vila Nova do Sul


A manhã de segunda começou até mesmo com temperatura mais baixas, 13,5ºC aqui em São Gabriel.Mas ao longo do dia a temperatura foi subindo até chegar aos 30ºC por volta das 13h.



O avanço de um sistema frontal ativou áreas de instabilidade próximas a Lavras do Sul.Estas áreas se intensificaram e se deslocaram para norte-nordeste.

Por volta das 15h a temperatura chega aos 31ºC na Estação do Inmet de São Gabriel que registra pressão em 1005hPa.A convecção que se levantava ao sul se aproximava trazendo o barulho das trovoadas para a região.

A instabilidade mais forte se deslocou pelo leste da cidade, mas por volta das 15h40min chegava a Vila Nova do Sul uma forte e poderosa área de instabilidade, que trouxe granizo, vento e chuva torrencial.Segundo informações no distrito de Laranjeira as pedras de gelo eram pequenas, mas a chuva acumulou 20mm em cerca de 15 minutos.Houve destelhamentos e quedas de árvores no município devido ao avanço da instabilidade que detinha característica de supercélula que segundo relatos apresentava rotação.



Detalhe da instabilidade com características de supercélula que trouxe granizo




Animação do radar, mostra avanço das áreas de instabilidade



Fotos do avanço da tempestade apartir daqui de São Gabriel

Imagem do fim da tarde mostra a dimensão e tamanho da nuvem


Satélite Terra de alta resolução registrou núcleo em sua passagem sobre o RS na tarde de segunda


Em São Gabriel também choveu forte com 4mm em menos de de 3 minutos.



O sistema frontal ao se deslocar para norte ativou mais instabilidade sobre o RS, em Porto Alegre as rajadas de vento chegaram aos 60km/h.São José dos Ausentes teve vento de mais de 90km/h e queda e acumulo de granizo.O granizo também se fez presente em Soledade (com acumulação), Alegria, Entre Ijuis, Nova Santa Rita, Santo Ângelo.O avanço da frente provocou muitos danos em Nova Santa Rita onde cogitasse que um tornado tenha atingido o município.


Após a passagem da frente ar mais frio e seco avançou sobre o RS, trazendo mínimas baixas ontem (5) e mais baixas ainda hoje, dia 6, na tabela abaixo:



O predomínio do ar frio ainda deve trazer manhãs frias na quinta e na sexta, com variantes entre 8ºC e 12ºC nas mínimas e de 24ºC a 29ºC nas máximas para a região da Campanha.Nos Campos de Cima da Serra ainda pode ocorrer geada mas de formar muito localizada, no Norte e Serra as mínimas devem variar entre 6ºC e 8ºC.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...